Técnica de tingimento artístico de roupas pode ser feita em casa e com peças usadas
“Paz e amor, bicho!”. Esta é uma das frases mais ditas pelos hippies, tribo urbana que teve seu auge nos anos 1960, nos Estados Unidos. O que muita gente não sabe é que, além de se preocuparem com a paz mundial, também investiam em um look único, que boa parte das vezes era composto por uma peça com estampa tie-dye. O nome é esquisito mesmo!
O tie-dye consiste em uma técnica de tingimento artístico que resulta em peças com estampas normalmente multicoloridas. E ela voltou com tudo! Tanto que muitas lojas estão apostando nessa, nem tão nova assim, tendência de moda.
O mais legal é que para entrar na onda e arrasar por aí você não precisa ir a uma loja de roupas. Por que não utilizar a técnica do tye-die em uma peça encostada ou que você já não gosta mais tanto?
Isso mesmo! É possível fazer os próprios tye-die aproveitando roupas usadas. O ideal é aproveitar aquela camiseta ou moletom básicos, preferencialmente de tons claros, e deixar a criatividade fluir. Há quem faça até com o jeans!
Os benefícios dessa atividade durante a Quarentena são muitos: economia de dinheiro, ocupação do tempo e ainda a possibilidade de criar uma peça “nova”.
Mas, qual peça é mais indicada?
Roupas com tecido de fibra natural, como algodão e viscose, têm mais capacidade de absorver as cores.
Também é interessante, se possível, optar pelas peças com tons mais claros do que as tintas utilizadas, mas, ainda assim, não precisam ser necessariamente brancas.
Estampa circular
Esta é uma das estampas mais práticas de serem criadas. Para as cores, utilize os corantes para tecido, que são um pó que você deve diluir em água fervente.
Vamos lá!
- Posicione um garfo ao centro da peça, pressione e gire até a roupa se tornar um círculo.
- Após este processo, amarre a roupa com linhas de algodão, tanto na vertical quanto na horizontal, até que seja formado um “x” com a linha. Com isso, por onde a linha de algodão passa, a tinta não pega. (Se preferir, não precisa ser obrigatoriamente uma estampa circular, já que você pode amarrar a peça de outras formas e, com isso, produzir estampas diferentes).
- Coloque o corante já diluído em um copo descartável e despeje, com cuidado, sobre a camiseta amarrada com a linha. Uma dica, caso queira algo bem colorido, é despejar uma cor diferente em cada espaço formado entre as linhas.
- Após este processo, se possível, coloque no sol para secar. Caso não bata sol na sua casa, apenas reserve a roupa em local isolado e manipule apenas quando tiver certeza de que estão secas. Depois disto, é só abrir e ver o resultado!
Gostou desta dica? Então faça aquela faxina no guarda-roupa, escolha as cores, pegue o garfo e mãos à obra!