Contamos um pouco dos benefícios que esta ação simples pode causar na sua vida e até no seu casamento!

Quem não gosta de dar risada? Seja em casa, no bar, restaurante, escritório. Rir é realmente muito bom! Acontece que essa atividade simples e cotidiana para boa parte das pessoas carrega mais benefícios do que se pode imaginar.

Estudos têm comprovado que o riso se relaciona ao nosso bem-estar mental, físico e emocional e, até, aos nossos relacionamentos afetivos.

Risadas dos tempos das cavernas

Há centenas de anos, a risada foi se tornando um sinal de comunicação entre os humanos, de acordo com Janet Gibson, professora emérita de psicologia cognitiva no Grinnell College em Iowa, nos Estados Unidos.

Para o correspondente médico da CNN, Dr. Sanjay Gupta, o riso era uma espécie de “cola” que preservava um grupo unido.

Uma espécie de sinal que representava que “está tudo bem” e, também, de certa forma, uma ótima ferramenta de sobrevivência.

Até os dias de hoje, dar risada é uma forma de sobrevivência, não?

Um santo remédio

De acordo com Sophie Scott, professora de neurociência cognitiva da University College London, rir provoca uma mudança nas endorfinas circulantes do cérebro.

O que isso significa? Sensação de alívio da dor, redução dos níveis de adrenalina e, até mesmo a longo prazo, dos níveis de cortisol, o hormônio do estresse.

Em resumo: o riso é capaz de melhorar o humor e tornar nossa sensação física diante de algum evento estressante muito melhor.

Risadas a dois

É bem verdade que não há um segredo ou poção mágica para fazer o casamento, ou qualquer espécie de relacionamento, durar, mas há, sim, estudos que comprovam que o riso pode contribuir, e muito.

A Universidade da Califórnia realizou um longo estudo com casais que já estavam juntos há um bom tempo, e descobriu que o riso é o que mais mantém as pessoas juntas.

Os casais foram convidados a discutir um problema em seu relacionamento durante uma filmagem e, enquanto isso, um polígrafo media diferentes sinais fisiológicos e emocionais. Resultado: o riso, ao longo de conversas estressantes, foi associado a emoções positivas.

Especialistas ainda afirmam que, com o poder de amenizar situações de estresse, o riso pode facilitar a comunicação entre casais e manter os vínculos da relação.

O riso é uma atividade natural que não requer incentivo, mas é interessante entender o quão benéfico pode ser para as nossas vidas assistir a um filme engraçado, encontrar um amigo divertido ou, ainda, manter as brincadeiras com o parceiro ou parceira.

Sempre que puder, faça alguém rir, é bom para todos!

2+

Deixe um comentário sobre a sua matéria

);