Dicas têm como base uma boa organização e pequenos cuidados com meses específicos
É muito comum durante o Réveillon fazermos diversas promessas para o ano que acaba de chegar. Uma das mais comuns é equilibrar as contas e evitar problemas financeiros, muitas vezes vividos em anos anteriores.
Mais do que prometer, é preciso se organizar! Isso significa programar-se para os meses que virão.
Separamos algumas dicas que vão te ajudar a se manter dentro do orçamento e não desequilibrar as finanças em meses de épocas festivas, como o Natal, e em meses com despesas extras, como janeiro.
Vamos às dicas!
- Como você já sabe que no início do ano terá despesas extras com IPVA, IPTU, matrícula escolar etc., ao receber o 13º salário, separe uma parte para cobrir estes gastos.
- Mantenha uma lista atualizada de presentes de aniversário que você pretende comprar no ano, assim, poderá aproveitar ótimas oportunidades que surgirem. É importante lembrar também que o valor sentimental é mais importante do que o financeiro. E lembre-se: na COOPERFEMSA, o cooperado pode procurar o clube de vantagens, parceiros que oferecem descontos exclusivos.
- Quando estiver endividado e sem condições de pagar, recorra às feiras de negociação que oferecem excelentes oportunidades para saldar dívidas com descontos. Procurando a cooperativa, é possível substituir juros maiores por juros menores com o serviço de portabilidade.
- Pesquise sempre que precisar trocar algum item de casa com alto valor, como geladeira e fogão, caso precise fazer uma pequena reforma ou até mesmo trocar de carro. Não tenha pressa, a não ser que seja uma situação urgente e, se for, pesquise de forma online, aproveitando oportunidades com desconto à vista.
Viu como é simples? Gerencie seu orçamento de forma consciente e viva todos os anos mais feliz!
Caso tenha ficado com dúvidas, clique aqui.