Dormir bem, priorizar atividades importantes para você e ir a um psicólogo podem amenizar possíveis problemas

Você cuida da sua mente? Quando foi a última vez que você parou para fazer esta pergunta a si mesmo?

Caso não tenha certeza sobre a resposta ou simplesmente nunca tenha parado para refletir sobre o assunto, tenha em mente que nós, brasileiros, somos protagonistas de estatísticas nada animadoras.

Segundo a International Stress Management Association – Brasil (ISMA-BR), 72% dos trabalhadores ativos sofrem com estresse. Além disso, 86% dos brasileiros possuem alguma relação com transtornos mentais. Mesmo assim, faz parte da nossa “cultura” não dar a devida atenção a questões mentais.

Em tempos de agravamento da pandemia causada pela COVID-19 e o Brasil sendo o epicentro dos casos atuais, será que não está na hora de virarmos esse jogo e começarmos a valorizar e cuidar mais de nossos sentimentos?

Olhar para dentro é necessário

Alguns sintomas desfavoráveis podem fazer parte da sua rotina e você, talvez, nem se dê conta. Por isso, ter um olhar mais atento a questões internas é o primeiro passo para identificar possíveis problemas.

Causas ou fatores de risco para o desenvolvimento de problemas mentais podem ser os mais variados. Algum evento traumático – como o próprio isolamento social que vivemos hoje -, predisposição genética ou até mesmo abuso de drogas são maneiras passíveis para desencadear ansiedade, depressão, esquizofrenia ou bipolaridade.

Cada doença acima possui sintomas específicos, mas alguns são mais abrangentes e frequentes, como:

  • Dificuldade para dormir
  • Sensação de sempre estar ansioso
  • Alterações frequentes de humor
  • Distanciamento social proposital (não o “obrigado” pela Quarentena)
  • Esquecimentos constantes

Caso tenha se identificado com dois ou mais sintomas, abaixo selecionamos uma pequena lista de cinco cuidados que você pode tomar:

1 – Cuide da alimentação

Opte por um cardápio equilibrado e variado. Alimentação é muito além da forma física, alimentação é bem-estar.

2 – Faça atividades físicas

Praticar exercícios faz com que seu corpo libere endorfina e isso seja transformado em bem-estar. Trinta minutos diários já fazem uma bela diferença.

3 – Durma bem

Especialistas afirmam que interrupções ao dormir podem afetar os hormônios do sono. Por isso, é fundamental prezar por noites agradáveis e tranquilas.

4 – Priorize a felicidade

Dance, leia, assista a filmes, faça videochamadas com seus amigos! Muitas vezes, deixamos atividades importantes para nós de lado priorizando o trabalho ou situações menos importantes. Que tal reservar na agenda um tempo só pra você?

5 – Consulte um psicólogo

Quebre o tabu! Um bom psicólogo pode significar o espaço que você precisa para aliviar a tensão, tomar decisões mais certeiras e viver com equilíbrio.

Incorporar essas dicas práticas à sua rotina é uma boa maneira de cuidar da saúde mental. Pense bem: ter autocuidado também é cuidar da sua família, de seus amigos e das pessoas que você ama, não é mesmo!?

Entretanto, caso você precise de mais orientações e ajuda, procure uma das nossas Assistentes Sociais para um bate-papo:

Maria Fernanda Tisatto: SPO/MS (14) 99184 8386 – maria.tisatto@kof.com.mx

Cristiane Bogado: RS/SC (51) 99251 0394 – cristiane.bogado@kof.com.mx

Talita Linzmeyer: PR/SC (41) 98853 3199 – talita.linzmeyer@kof.com.mx

Gisele Marques: SP/Metrópole (11) 99431 4827- gisele.marques@kof.com.mx

Luzia Munck: MG/RJ/SP (31) 98482 4709 – luzia.rezende@kof.com.mx

Claudia Sisdeli: Coordenadora (11) 99425 9180 – claudia.sisdeli@kof.com.mx

0

Deixe um comentário sobre a sua matéria

);