Mesmo durante a pandemia, é possível organizar uma Festa Junina em casa com decoração, comida, brincadeiras e o mais importante: segurança
Quem disse que esse ano não vai dar para pular a fogueira? A Festa Junina é tradição no Brasil inteiro e adorada por quem ama comidinhas gostosas, decoração especial, roupas típicas e brincadeiras para toda a família.
Não estamos no momento ainda de fazer aglomerações com festas de qualquer espécie, mas, por que não fazer um verdadeiro arraiá em casa? A Coca-Cola FEMSA ajuda você a organizar uma autêntica festa caipira em segurança e sem deixar nada de fora: decoração, roupas, música, comida e muita brincadeira!
Decoração
Falou em Festa Junina pensou em bandeirinhas! Estes pequenos enfeites são a cara da festa e não podem faltar. Elas podem ser feitas com jornais ou revistas sem uso ou, se preferir, papel de seda. Basta chamar os pequenos e recortar (não esqueça de usar tesoura sem ponta) cada folha em formato de triângulo, colar no barbante, pendurar e prontinho, sua casa já começou a entrar no clima. Outros itens que são muito bem-vindos são as toalhas xadrez.
Roupas
Não adianta investir apenas no visual da casa, não é? Capriche na escolha da roupa. Vestidos coloridos, chapéus de palha, botas e camisas xadrez são ótimas opções. Para acompanhar, use fitas coloridas, faça tranças, bochechas rosadas com pintinhas escuras e bigodinhos falsos.
Música
Ninguém dança quadrilha ou pula a fogueira sem música. Hoje, é possível acessar playlists prontas para a Festa Junina perfeita, seja em plataformas como Deezer ou Spotify (caso você não seja assinante, é possível ouvir de graça com alguns comerciais entre as faixas) ou mesmo pelo Youtube. Também é legal criar uma trilha mais moderna e incluir artistas atuais.
Comida
Chegou a melhor parte! Para matar a vontade de ir a uma quermesse, quitutes e receitas tradicionais são indispensáveis. Inclua no cardápio: amendoim, arroz doce, bolos de fubá e milho, canjica, chá de amendoim, cocada, cuscuz, paçoca, pamonha, pé-de-moleque, pinhão, pipoca, quindim, tapioca etc.
Brincadeiras
Agora a melhor parte para os pequenos com certeza. Seja no quintal ou na sala, é possível criar “barraquinhas” e até mesmo fichas para cada atração. E, claro, as prendas também não podem faltar! Algumas brincadeiras são:
- Acerte a lata: pinte latinhas usadas, prepare a mira e use uma bolinha de meia ou de borracha para acertar
- Argola: faça furos em pratos de papelão e transforme-os em argolas. Já os pinos, podem ser os rolos que vêm em papel toalha, alumínio ou higiênico (pintadinhos, de preferência) ou garrafas com água
- Caixa secreta: faça um buraco em uma caixa de papelão e esconda um objeto dentro. A brincadeira é enfiar a mão, sem olhar, e tentar adivinhar o que é
- Pule a fogueira: faça uma fogueira de mentira (é claro!) com papel celofane vermelho e amarelo para simular a cor do fogo
- Correio elegante: um clássico! O mais legal é que os recadinhos não precisam ser apenas para paquera. Por que não enviar mensagens carinhosas aos familiares, por exemplo?
- Cabo de guerra: você vai precisar de uma corda, dois times e muita força! Lembrando que o ideal é equilibrar as duas equipes de forma justa, senão perde a graça
Importante: não adianta evitar os eventos de rua e aglomerar pessoas em casa, por isso, faça seu arraiá apenas com quem que já mora com você ou com pessoas de confiança, ainda assim, em número reduzido.