Confira como ajudar no combate ao Aquecimento Global e Gases do Efeito Estufa!

Apostamos que você já deve ter reparado que há algum tempo, o clima não está como costumava ser há anos. As estações do ano estão com suas características acentuadas e em alguns casos até invertidas: frio no verão e calor no inverno, por exemplo.

Isso acontece por conta da intervenção humana no planeta ao longo dos anos: com o avanço da tecnologia e novas formas de produção em massa, a queima de combustíveis fósseis associada com o desmatamento de florestas causou impactos negativos ao meio ambiente que, com muita dedicação, ainda podem ser revertidos.

Mas primeiro, vamos entender os dois fenômenos para que possamos descobrir o nosso papel na mudança positiva que o planeta espera.

AQUECIMENTO GLOBAL

Segundo os cientistas que estudam essa teoria (que já se prova uma realidade), o aquecimento global é caracterizado pelos recentes e sucessivos aumentos de temperatura da Terra. Uma considerável parte dos cientistas acredita que esse aquecimento esteja relacionado à ação humana sobre a natureza, provocando efeitos devastadores sobre ela, como a derretimento de geleiras, tempestades intensas, períodos de secas mais frequentes e a intensificação do Efeito Estufa.

As causas do Aquecimento Global ainda não foram totalmente explicitadas, mas a principal diz respeito ao aumento da emissão de gases poluentes na atmosfera. Outro fator seria a destruição de florestas em todo o planeta. Elas têm a capacidade de absorver o gás carbônico prejudicial à atmosfera e responsável pelo aumento da temperatura.

FONTE: Brasil Escola

EFEITO ESTUFA

O Efeito Estufa em si é um processo natural que ocorre na nossa atmosfera e que é benéfico, pois mantém a temperatura do planeta amena e sem grandes variações. No entanto, o problema é o aumento desse efeito, que leva ao aquecimento global.

FONTE: Brasil Escola

Em resumo, o Efeito Estufa descontrolado que foi criado por conta da intervenção humana é o que gera o aquecimento global.

Mas o que nós podemos fazer no dia a dia para amenizar esses efeitos?

AUXILIANDO O PLANETA

Nós da Coca-Cola FEMSA assumimos um compromisso com a SOS Mata Atlântica e temos metas públicas para reduzir nossas emissões em 28% até 2030, além de termos iniciativas em andamento, como a aquisição de caminhões elétricos, neutralidade hídrica nas unidades de Mogi das Cruzes e Bauru, utilização de energia limpa nas fábricas, entre outras. Mas todos nós, individualmente, podemos tomar algumas atitudes pelo planeta:

1) Evite usar o carro sempre que possível

Quando queimam combustíveis, os veículos também emitem Gases de Efeito Estufa.

2) Prefira consumir produtos comprovadamente carbono zero

Além de não gerarem emissão de carbono, esses produtos podem ser reciclados, retirando resíduos que seriam descartados no meio ambiente.

3) Desligue a luz ao sair de um ambiente

Além disso, prefira lâmpadas de LED, especialmente durante o inverno.

4) Evite o lixo digital.

Exclua sempre documentos, vídeos e imagens que não utiliza mais dos seus dispositivos eletrônicos.

5) Não desperdice alimentos

O processo de decomposição dos alimentos também libera Gases de Efeito Estufa, inclusive o metano, muito mais potente que o gás carbônico.

Juntos, fazemos mais pela natureza.

 

 

0

Deixe um comentário sobre a sua matéria

);