Atividade aparentemente simples é capaz de proporcionar diversos benefícios para a saúde mental na Quarentena

“A arte salva”. Ou, em alguns casos mais específicos, “a música salva”. Provavelmente você já ouviu alguma destas expressões por aí. E elas não mentem!

Muitas pessoas encontram na arte o melhor caminho para lidar com diversos problemas. Na Quarentena, certamente não seria diferente.

Tem época mais indicada para buscar apoio em bandas e artistas que mais gostamos do que em plena pandemia?

Independentemente de gêneros e ritmos, a música é uma ótima aliada para lidar com os problemas emocionais e mentais que surgiram desde o início do isolamento social.

Mais música, menos ansiedade

Saiba que ao escolher a sua playlist favorita, ou simplesmente conectar na sua rádio predileta enquanto dirige, seu cérebro pode ser beneficiado. Calma que a gente explica!

A questão é que ao escutarmos uma música que gostamos, nosso cérebro libera uma sustância chamada dopamina, que funciona como um neurotransmissor e, ainda por cima, proporciona uma sensação de bem-estar. De um modo geral, esse hormônio diminui a ansiedade e o estresse. Demais, né?

Home office com trilha

Os benefícios em dar o play na canção certa não param por aí. Isso porque, além de diminuir a ansiedade, a música é capaz de melhorar a performance do cérebro e estimular a memória.

Atualmente, trabalhar em casa se tornou algo muito comum e, muitas vezes, temos mais dificuldade em focar em alguma demanda ou tarefa quando não estamos no escritório.

Recorra aos seus sons favoritos e ajude o seu cérebro durante o home office. Ouvir a sua trilha sonora preferida vai te ajudar a produzir muito mais em casa!

Música todo dia

Sabe quando temos aquelas tarefas diárias, obrigatórias e repetitivas? A dica é não realizar estas atividades no completo silêncio!

De acordo com o neurocientista Daniel Joseph Levitin, autor do livro This Is Your Bain on Music (A Música no Seu Cérebro), a música pode fazer com que afazeres repetitivos sejam mais agradáveis e ainda pode contribuir para um maior poder de concentração.

Viu como aquela história de “só colocar alguma coisinha para animar” é mais complexa e importante?

Ouvir música é fundamental, para a cabeça, a alma e o coração!

0

Deixe um comentário sobre a sua matéria

);