Medidas são simples e podem melhorar o orçamento doméstico

Contas de água e luz são duas das principais despesas fixas de qualquer orçamento doméstico. São, também, duas contas cujos valores dependem, em parte, dos nossos hábitos.

Por que, então, não aprender formas de diminuir estes gastos e melhorar as finanças domésticas? Sem contar que são economias que contribuem com o meio ambiente.

Vamos às dicas!

Pense, antes de utilizar

A primeira dica parece óbvia, mas precisa ser reforçada. Use água e energia elétrica com consciência! Ao se pensar antes de manter um equipamento ligado ou se lavar a calçada, estamos pensando no planeta. Sem contar que, quanto menos consumo, menor o valor das contas.

Atenção às compras

Precisando trocar a geladeira, fogão ou mesmo a TV? Certo, então, na hora de pesquisar informações sobre um aparelho inclua o seu consumo de energia. Não adianta uma televisão que tenha a melhor imagem do mundo ou uma geladeira que gele a sua bebida em 5 minutos, mas ambos serem aparelhos de altíssimo consumo elétrico. Preste atenção no Selo Procel de Economia de Energia, criado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que mostra o desempenho energético dos produtos. Fuja dos gastões!

Opte pela Tarifa Branca

Existem dois tipos de cobranças de energia, a Tarifa Convencional e a Tarifa Branca. No caso da segunda opção, o preço da energia varia de acordo com determinados horários, enquanto na Tarifa Convencional, os preços são fixos, independentemente das horas em que a energia é consumida. Vale consultar os horários e valores e adequar a sua rotina ao que mais lhe garantir economia.

Conheça seu encanamento

Com relação ao encanamento e à toda estrutura que leva a água às suas torneiras, é fundamental ter a certeza de que tudo esteja funcionando bem e sem vazamentos. Também é importante ficar atento à pressão da água, afinal, quanto maior, mais água está sendo utilizada. Uma solução é optar pela instalação de redutores de pressão nas torneiras e chuveiros.

Reutilize água

Uma dica básica é a reutilização da água, sempre que possível. A mais reutilizada é a da máquina de lavar, que pode servir para higienizar calçadas, quintais e até mesmo banheiros.

E então, pronto para guardar aquele dinheirinho que antes ia para estas contas?

Economize, é bom para você, é bom para o planeta!

0

Deixe um comentário sobre a sua matéria

);