Mostramos os primeiros passos a serem tomados, possibilidades de negociação e ainda o que fazer caso já tenha pago a dívida
Perdeu o controle das contas e seu nome pode parar no SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito)? Não se desespere, a melhor coisa é ter calma e tomar ações práticas!
Passei do limite
Se você já sabe que foi além do seu orçamento e não vai conseguir pagar as dívidas, o primeiro passo é entrar em contato com a empresa na qual fez a compra.
É importante fazer isto antes mesmo da data de vencimento e negociar um prazo maior para pagar o que deve.
Meu nome já está negativado
Agora, se você já está inadimplente, o SCPC pode incluir seu nome em um cadastro negativo.
Ao receber a notificação, a primeira atitude é tentar renegociar com a empresa credora e fazer um acordo de pagamento para quitação, mas, fique atento ao seu planejamento orçamentário: antes de tentar o acordo, abra sua planilha, faça as contas e verifique qual é o valor máximo que você dispõe mensalmente para cada parcela.
Outra opção é a possibilidade de guardar uma quantia mensal para quitar a dívida à vista com uma bonificação de desconto.
Já paguei o que devia
Se você já quitou tudo, entre em contato com a empresa, a qual tinha o débito, e envie um comprovante digital do pagamento.
Após isso, ela, necessariamente, terá de providenciar a retirada do seu nome do SCPC.
Lembre-se: tudo o que é planejado tem sempre um melhor desfecho.
Continue conectado às nossas redes. Em breve, mostraremos como você pode se organizar financeiramente para passar o ano inteiro com o saldo positivo!