O alongamento muscular é muito importante, deve fazer parte do nosso dia a dia e você pode experimentar durante a pandemia
Muitas vezes, as dores e o cansaço que sentimos ao chegar em casa, após o trabalho, nada mais são do que má postura. Ao longo do dia, fazemos muito esforço desnecessário, deixando, por exemplo, os braços na altura errada e sobrecarregando as costas. Somados a isso, há os problemas e as urgências, e o efeito cumulativo só piora a situação que se agrava ainda mais devido ao stress.
Esses exercícios de alongamento podem ser executados no trabalho, nos momentos de “descanso”. Eles ajudam a evitar ou minimizar os efeitos das dores lombares, causadas, principalmente, pelas posições inadequadas que adotamos. Estamos, também, sujeitos às lesões por esforços repetitivos (LER), que podem ser causadas por qualquer atividade recorrente.
Então, não custa observar e aprender a trabalhar de maneira mais adequada e confortável. O ideal é fazer deles uma rotina!
É importante permanecer alguns segundos em cada posição e repeti-las no mínimo três vezes ao dia.
Coluna cervical
Alongue o pescoço para frente, para trás e para os lados. Faça uma rotação completa dele sobre os ombros, de forma lenta e o mais acentuado possível, em um sentido e depois em outro.
Ombros
Eleve um dos braços à lateral da cabeça e segure-o na região do cotovelo. Repita o exercício com o outro membro. Cruze a frente do tórax com um dos braços e pressione o cotovelo junto ao peito. Repita o movimento com o outro braço. Estique o braço para frente e apoie a palma de uma das mãos na parede. Gire o tronco para o lado oposto. Mantenha-se nessa posição até sentir o ombro alongado. Depois, faça uma rotação simultânea dos ombros nos dois sentidos.
Região lombar
Separe as duas pernas, flexione levemente os joelhos e solte o corpo para frente. Relaxe os ombros, procurando chegar com as mãos o mais próximo possível do chão. Volte à posição inicial endireitando o corpo, vértebra por vértebra.
Punhos
Estique um dos braços para frente e puxe o dorso da mão no sentido do antebraço. Em seguida, puxe a palma da mão em direção ao antebraço. Repita os dois movimentos com o outro braço.