Conceito está diretamente ligado às pessoas com deficiência. Explicamos seu significado e damos dicas de como combatê-lo!

Seguindo com os nossos conteúdos sobre pessoa com deficiência, hoje vamos falar de um tema de extrema importância para o assunto: capacitismo. 

O que é capacitismo?

De um modo geral, capacitismo é qualquer tipo de preconceito e discriminação que são baseados na capacidade do outro. Isso está diretamente ligado às pessoas que possuem alguma deficiência.

Um pensamento capacitista faz com que uma PCD seja vista como um ser humano inferior, que não deve ser tratado de forma igual. Entendem a gravidade desse conceito e o quão é obrigatório e urgente combatermos ele? 

Pequenas atitudes para grandes mudanças:

Não use mais essas expressões

Elimine frases como “Você não está vendo isso, está cego?”, “Já estou falando alto, você está surdo?”, “Deixa de ser retardado!”, “Nossa, como ela é baixa, parece uma anã”. Todas elas ridicularizam pessoas com deficiência.

Piadas ofensivas não têm graça

Jamais tire sarro da condição física ou mental de uma pessoa, é uma atitude cruel e que demonstra total falta de respeito e empatia. Muitas vezes, uma piada pode gerar o trauma de uma vida. 

Olhe em volta

Isso mesmo! Preste atenção em quantas pessoas com deficiência trabalham com você. Quantas delas estão na sua faculdade, na escola do seu filho? E na novela, série ou filme que você viu no fim de semana? A inclusão também é um caminho para combater o capacitismo.

Respeito não é mérito

Não se sinta diferenciado ou especial por respeitar ou tratar bem uma PCD. Esta pessoa não merece mais ou menos respeito, ela simplesmente merece respeito! Assim como todos e todas ao seu redor. Respeito não é “boa ação” é obrigação.

Contribua com a inclusão

Faça o possível para sempre ser inclusivo no seu dia a dia. Quer um exemplo? Que tal colocar uma legenda nos stories? E, mais uma vez, siga a legislação voltada às pessoas com deficiência, respeitando filas preferenciais e vagas de estacionamento, por exemplo. 

Mudar certas atitudes e vocabulários faz sim a diferença! Portanto, faça parte você também dessa luta, para juntos alcançarmos uma sociedade mais inclusiva e com zero preconceitos em relação às pessoas com deficiência. 

Mais um conhecimento que gera respeito.

3+

Deixe um comentário sobre a sua matéria

);