Confira tudo o que rolou no webinar sobre o tema.

A “Violência Doméstica” foi tema do Lean in Circle realizado na última sexta-feira, em parceria com o Movimento Corpo e Mente. Para esclarecer o assunto, convidamos Renata Albertim, do Mete a Colher, uma Startup que utiliza da tecnologia como aliada no combate à violência contra as mulheres.

  Além de trazer os números atuais da violência, que, de acordo com dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos – MMDH, tiveram crescimento de 40% em abril deste ano (um mês após o início do isolamento social), em comparação ao mesmo mês de 2019, Renata conceituou os tipos de violência existentes, que vão além da violência física, passando por psicológica, sexual, patrimonial e moral.

Também foram discutidos os conceitos de relacionamento abusivo, os ciclos que acontecem comumente nessas relações, os motivos para o aumento do número de casos, que vão além do machismo e esbarram em problemas como o desemprego, estresse e outros motivos. Renata também reforçou o que cada pessoa pode fazer para apoiar alguém que esteja passando por uma situação de violência ou abuso.

E, lembre-se, existem diversos canais de denúncia e, também, de apoio às vítimas de violência doméstica, disponibilizados tanto pelo governo quanto por iniciativas privadas.

 Confira alguns desse canais que oferecem suporte às vítimas de agressão e violência:

Ligue 190 – use esse número para denunciar violências e solicitar a presença de uma viatura da Polícia no local e momento das ocorrências.

Ligue 180 – use esse número para registrar denúncias, obter orientações para vítimas de violência, além de informações sobre leis e campanhas.

Centro de Referência de Atendimento à Mulher – espaço destinado à prestar acolhimento e atendimento humanizado às mulheres em situação de violência, com psicólogos, assistentes sociais, orientações gerais e  encaminhamentos jurídicos.

Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher – unidades especializadas da Polícia Civil que realizam ações de prevenção, proteção e investigação dos crimes de violência doméstica e violência sexual contra as mulheres.

Mete a Colher – atendimento, apoio e orientações via redes sociais. Acesse o Instagram (@appmeteacolher) e Facebook.

Instituto Maria da Penha – instituição voltada ao enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher. Acesse www.institutomariadapenha.org.br, o Instagram @institutomariadapenha e Facebook

 Caso você precise de mais alguma orientação, converse com uma das assistentes sociais da KOFBR: 

  •       Gisele (gisele.marques@kof,com.mx) – SP Metrópole
  •       Juliana Oliveira (tbrjuliana.oliveira@kof.com,mx) – Sumaré
  •       Maria Fernanda (maria.tisatto@kof.com.mx) – SPOMS
  •       Luzia (luzia.rezende@kof.com.mx) – MG/RJ
  •       Cristiane (cristiane.bogado@kof.com.mx) – RS/SC
  •       Talita (talita.linzmeyer@kof.com.mx) – PR/SC

Clique aqui e confira na íntegra o webinar. 

0

Deixe um comentário sobre a sua matéria

);