Não dê sorte para o azar! Evite complicações nessas circunstâncias

Os smartphones revolucionaram o dia a dia profissional de muita gente, tanto é que eles são uma importante ferramenta para trabalho e assuntos pessoais. Suas amplas funcionalidades tornaram os celulares fundamentais em nosso cotidiano, pois nos permitem carregar o mundo num aparelho que cabe na palma da mão. 

É por isso que, caso aconteça algo involuntário com esse aparelho, entramos em pânico, ainda mais em situações de furto ou roubo do equipamento. A fim de evitar problemas maiores, especialmente o roubo de dados, o governo passou a disponibilizar uma ferramenta de grande utilidade ao cidadão: Celular Seguro.

Graças a essa funcionalidade, o usuário garante o cancelamento do equipamento furtado/roubado/perdido junto às instituições financeiras e às operadoras de telefonia, evitando que nossas informações sejam utilizadas por pessoas alheias, mal-intencionadas, tornando o aparelho de certa forma inútil, fato este que visa minimizar as ocorrências de furto e roubo de celulares.

Aproveite a ferramenta

O primeiro passo para usar o Celular Seguro é ter uma conta no site gov.br. A partir disso, basta seguir o passo a passo e cadastrar seus equipamentos na ferramenta, clicando aqui

Após o cadastro, o(s) equipamento(s)/linha(s) telefônica(s) registradas(os) poderão ser bloqueados em caso de furto, roubo ou perda, seja por você ou por seus contatos de confiança. Aqui vale destacar que o tempo para o bloqueio varia entre as instituições participantes, como descrito no Termo de Aceite do aplicativo.

Vale enfatizar que, em caso de ocorrência de roubo ou furto, além de utilizar essa nova ferramenta, lembre-se de, obrigatoriamente, registrar o boletim de ocorrência.

A segurança começa por nós!

Embora hoje os smartphones possam ser assegurados ou bloqueados por ferramentas como o Celular Seguro, é fundamental que cada um de nós tenha as melhores práticas de segurança do dia a dia. Veja as dicas.

– Evite manusear celulares/aparelhos eletrônicos em lugares com grande aglomeração.

– Deixe o celular sempre à frente do corpo ou em bolsa frontal.

– Não deixe o celular à mostra quando estiver caminhando na rua ou a bordo de transporte público (um dos locais onde ocorre a maior parte dos furtos de aparelhos).

– Não fale ao celular enquanto dirige. Além da distração, esse ato gera multa por infração de trânsito e pode ser a causa de acidentes automobilísticos.

– Ao utilizar transportes de aplicativo, compartilhe sua viagem em tempo real com amigos e familiares e, ao chegar no destino, lembre-se de mandar mensagem dizendo que está em segurança.

– Ao realizar passeios, cuide de seus itens pessoais e corporativos caso realmente precise estar com eles. Evite bolsas ou carteiras de grande volume, pois são alvos fáceis. Sempre carregue esses itens com você, evitando deixá-los no veículo, mesmo que no porta-malas e/ou em estacionamentos “fechados”.

– Evite colocar dinheiro e cartões no bolso de trás de calças e bermudas. Pode ser uma opção interessante apostar em uma pochete, em que pode ser guardado, inclusive, o seu celular.

– Se puder, evite carregar dinheiro e cartões nas capinhas do celular. Assim, em caso de roubo ou furto do aparelho, o prejuízo será menor.

 

Essas regras simples podem evitar muita dor de cabeça. Fique de olho no seu celular!

1+

Deixe um comentário sobre a sua matéria

);