Esclareça suas dúvidas sobre o tema.

Que usar o forno de micro-ondas é prático e rápido ninguém discorda, mas algumas das dúvidas que muitas pessoas têm é se usar o aparelho faz mal para a saúde e se os alimentos perdem valor nutricional quando esquentados por ele. Confira a matéria a seguir e esclareça suas dúvidas.

Usar o micro-ondas faz mal?

Segundo especialistas e a Organização Mundial da Saúde (OMS), não. O aparelho tem o que chamamos de radiação não ionizante (ou seja, tem baixa frequência e não alteram o DNA), que serve apenas para aquecer os alimentos. 

Se essa radiação fosse apontada diretamente para nosso corpo, poderia provocar queimaduras, mas só com exposição alta, além do que esses aparelhos têm mecanismos de segurança. Por este motivo, você não consegue usar um micro-ondas com a porta aberta, por exemplo.

O micro-ondas afeta a qualidade dos alimentos?

Especialistas indicam que qualquer método empregado para aquecer os alimentos, seja o uso do micro-ondas ou aquecimento no forno a gás, lenha ou elétrico, pode fazer com que os nutrientes sensíveis ao calor se percam. Mas, um estudo realizado em 2009, que comparou a perda de nutrientes entre vários métodos de preparo, atestou que o uso da ferramenta gerou um dos menores índices de perda de nutrientes.

Cuidado com alimentos e embalagens

Ao usar o micro-ondas, evite colocar produtos que possuem pele, casca ou película protetora (como ovos, batatas, tomates e salsichas). Devido à pressão interna causada pelo aquecimento, há o perigo deles explodirem, sujarem o aparelho e o ambiente ou até provocarem acidentes em situações extremas. 

Outro fator importante é tomar cuidado com a embalagem utilizada para esquentar os alimentos. Alguns plásticos são fabricados com solventes orgânicos e parte deles são cancerígenos. Quando aquecidos, eles liberam essas substâncias, que a longo prazo, podem causar prejuízos para a saúde. O ideal é usar recipientes de vidro e cerâmica. Em caso de uso de plástico, é preciso conferir se o material é adequado para o uso no micro-ondas.

 

Curtiu esse conteúdo? Conta pra gente!

0

2 Comentários

Deixe um comentário sobre a sua matéria

);