Coca-Cola FEMSA e FEMSA são incluídas no Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg

É em um misto de orgulho e alegria que informamos que a Coca-Cola FEMSA e a FEMSA foram incluídas no Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg. A trajetória já conta algumas vitórias, afinal, essa é a quarta vez consecutiva que a Coca-Cola FEMSA é considerada. A FEMSA celebra sua entrada para o índice pela primeira vez, estreando com 63,5% no indicador de Cultura Inclusiva, superando a média de 55,65% do setor e com 100% no indicador de Divulgação, superando a média global de 96%.

O Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg tem como objetivo identificar o desempenho das empresas listadas nos mercados internacionais, de modo a medir a igualdade de gênero através de 70 métricas classificadas em cinco pilares:

1) liderança de mulheres e fluxo de talentos

2) igualdade e paridade salarial de gênero

3) cultura inclusiva

4) políticas contra o assédio sexual

5) marca pró-mulher

Para Peter T. Grauer, presidente da Bloomberg e fundador do US 30% Club, existe o orgulho em reconhecer a FEMSA, a Coca-Cola FEMSA e as outras 416 empresas incluídas no GEI 2022, pelo compromisso com a transparência e por estabelecer um novo patamar na apresentação de relatórios de dados relacionados ao gênero.

Ações que priorizam a diversidade

A Coca-Cola FEMSA implementou ações para transformar a sua cultura, desde a inserção em seu DNA, abrangendo desde o desenvolvimento até a execução da estratégia de inclusão e diversidade. Para isso, a organização se baseia em três pilares: 1) implementar uma liderança inclusiva; 2) criar um ambiente flexível e aberto e 3) desenvolver o talento diverso.

Para fomentar ainda mais essas ações, em setembro de 2021, a FEMSA criou o Comitê de Sustentabilidade, Inclusão e diversidade, liderado por José Carbajal, Presidente Executivo do Conselho de Administração da FEMSA, e Francisco Beltran, Diretor Corporativo, de modo a potencializar as estratégias da empresa em seu marco de ESG. Esse comitê estabeleceu a meta de incrementar, em 20 pontos, a representação de mulheres entre gerentes e diretores até 2030.

Políticas de igualdade que geram conquistas para todas e todos

Agora, já em 2022, colhemos os primeiros frutos com as inclusões no Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg, divulgando nossas métricas sociais relacionadas ao gênero e mostrando o que está sendo feito para melhorá-las.

Na ocasião, tanto Coca-Cola FEMSA quanto FEMSA foram reconhecidas entre um total de 418 empresas com sede em 45 países e 11 setores distintos, destacando-se pelas suas práticas e políticas relacionadas à igualdade de gênero. E não paramos por aí: a Coca-Cola FEMSA é a única empresa de bebidas e a única engarrafadora na América Latina incluída no índice deste ano.

Ao longo de todo esse processo, foi gratificante ver a Coca-Cola FEMSA e a FEMSA se destacarem como organizações que fomentam a igualdade salarial, concentrando-se no bem-estar de seus funcionários, no crescimento profissional e na valorização do talento das pessoas.

Outros destaques foram as políticas que estabelecem a criação de espaços seguros para colaboradoras e colaboradores, o que demonstra a liderança e o compromisso da empresa com a igualdade como um componente-chave para refrescar o mundo de maneira eficiente e sustentável.

O que estão falando por aí

Deixamos registrados os depoimentos de quem está à frente das políticas e dos projetos de igualdade encabeçados nas organizações. Acompanhe e se orgulhe também por mais essa conquista.

Estar pelo quarto ano consecutivo no Índice de Igualdade de Gênero é o resultado das ações, iniciativas, políticas e alinhamentos que fizemos na Coca-Cola FEMSA para transformar nossa organização. Com isso, reafirmamos nosso compromisso de seguir promovendo uma cultura de trabalho baseada na igualdade de oportunidades para o desenvolvimento integral das nossas pessoas, dentro de um ambiente de trabalho inclusivo e diverso que só vem somar aos desafios do negócio. John Santa Maria, Diretor Geral da Coca-Cola FEMSA

Nosso compromisso é o de seguir nos fortalecendo e nos posicionando entre as melhores empresas ESG do mundo, adotando políticas de gênero, juntamente com políticas ambientais, sociais e de governança e, deste modo, seguir promovendo a igualdade dentro da empresa, e também por toda a nossa cadeia de valor e nas comunidades onde estamos presentes. María del Carmen Alanis, Diretora de Assuntos Corporativos da Coca-Cola FEMSA.

A inclusão e a diversidade são elementos-chave da cultura organizacional da Coca-Cola FEMSA. Estamos convencidos de que uma empresa diversa entende as necessidades dos consumidores e das comunidades onde atua. Por isso, nossa visão é a de criar um ambiente organizacional onde cada pessoa, por seus conhecimentos, comportamentos e resultados, possa se sentir incluída, ter possibilidades de desenvolvimento e ser reconhecida por seu talento e geração de valor. Karina Awad, Diretora de Recursos Humanos da Coca-Cola FEMSA.

Na FEMSA, nos orgulhamos por cada passo dado para fomentar um ambiente inclusivo, sempre reconhecendo nossos desafios, por isso declaramos nosso compromisso publicamente. A igualdade de gênero, bem como a inclusão de todas as diversidades, fazem parte da nossa forma de fazer negócios, uma prioridade empresarial que sabemos que impacta diretamente as sociedades e as economias dos países em que atuamos. Alessandra Carrascoza, Líder de Inclusão e Diversidade da FEMSA.

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