Primeiro encontro do Lean In Circles KOFBR

No último dia 06/11, a unidade de Jurubatuba recebeu o primeiro encontro do Lean In Circles, que também foi transmitido para outras unidades via videoconferência.

Nesse encontro interativo, cheio de trocas de experiências, foram abordados temas sobre as dificuldades enfrentadas pelas mulheres no ambiente corporativo e os principais problemas, muitas vezes recorrentes, como manterrupting, mansplaining, bropriating e gaslighting, e como tudo isso afeta o dia a dia no trabalho. Veja uma breve descrição de cada um dos temas.

Manterrupting

Em tradução livre: “homens que interrompem”. É quando uma mulher não consegue concluir sua fala por conta de constantes interrupções realizadas pelos homens.

Mansplaining

É quando um homem tenta explicar, de forma didática, a uma mulher algo óbvio, como se ela não fosse capaz de entender.

Bropriating

Quando um homem se apropria de uma ideia já expressada por uma mulher e leva os créditos por ela.

Gaslighting

Um tipo de abuso psicológico que leva uma mulher a crer que está enlouquecendo e/ou equivocada sobre um assunto quando está originalmente certa.

Segundo Maria Luiza Pinsdorf e Karina Pimentel, colaboradoras da unidade de Jurubatuba e participantes do Lean In Circles, o evento foi muito positivo e possibilitou o encontro de um público bem diferente. 

[…] tinha gerente, tinha analista, assistente operacional, gente da operação, gente do corporativo, de várias unidades. […] cada um conseguiu trazer uma visão diferente, uma opinião diferente e, às vezes, o que é problema para um é um problema para o outro.”

O encontro também surpreendeu positivamente as colaboradoras por conta do debate gerado e de toda a troca de experiência possibilitada.

[…] não achei que muitas pessoas fossem falar agora, mas as unidades participaram, o pessoal daqui participou, gerou um debate, uma perguntava e outra respondia e foi exatamente isso que a gente queria: todo mundo criar esse ambiente em que as mulheres se sentissem confiantes para compartilhar.”

Agora a meta é expandir o alcance e viabilizar novos encontros em outras unidades, englobando o máximo possível de colaboradores da KOFBR em discussões e reflexões que possibilitem a melhoria do ambiente de trabalho e o dia a dia na companhia.

1+

Deixe um comentário sobre a sua matéria

);