Confira os diferentes tipos de câncer de mama e formas de se prevenir
Detectar a existência do câncer de mama no estágio inicial, ou seja, quando o tumor está com menos de um centímetro de tamanho, aumenta as chances de cura do tratamento para 95%. O processo de diagnóstico do câncer de mama começa quando uma pessoa sente, no toque ou visualmente, alguma anormalidade nos seios. Essas alterações podem ser o aparecimento de um caroço, uma alteração na pele da mama, vermelhidão ou descamação do mamilo, microcalcificações apontadas por exames de rotina, secreção no mamilo ou dor no mamilo.
Os tipos de câncer determinam o tratamento necessário
Após essa detecção preliminar é preciso consultar um médico, que realizará os exames necessários para determinar se o nódulo é benigno ou maligno. Existem diferentes tipos de câncer de mama, o importante é saber que alguns tumores se desenvolvem bem rápido, outros crescem lentamente, por isso é tão imprescindível que o tumor seja diagnosticado o mais rápido possível, de modo a interromper sua evolução e ter maiores chances do tratamento ser bem-sucedido.
Os tipos de tumores classificados como benigno são aqueles com desenvolvimento lento das células e sem probabilidade de disseminação para outros tecidos, enquanto que os tumores malignos são considerados câncer e exames precisam ser feitos para descobrir onde o tumor começou e se ele chegou a atingir outros órgãos do corpo.
Prevenção: exames de rotina e vida saudável
Listamos aqui hábitos que você deve incluir em seu dia a dia para começar sua luta contra o câncer de mama desde já, afinal, a prevenção é o melhor remédio contra a doença:
- Tenha uma alimentação equilibrada, reduza o consumo de carnes vermelha e branca, evite embutidos em sua dieta (salame, presunto, etc.) e invista em pratos coloridos (folhas e legumes) com pouca gordura.
- Frutas, grãos integrais e muita água vão melhorar sua saúde e a sua disposição.
- Procure manter o peso indicado para a saúde do seu corpo.
- Tire o cigarro da sua rotina.
- Evite bebidas alcoólicas.
- Antes de iniciar a sua terapia de reposição hormonal, consulte seu médico. Ele vai avaliar se o tratamento pode ser ou não um risco para você.
- Faça caminhadas, dance, pedale, faça yoga ou qualquer outra atividade física de sua preferência.
- Em casos de maternidade, sempre amamente seus filhos.
- Se toque! Faça o autoexame sempre, mas lembre-se de que o diagnóstico só pode ser confirmado por exames de imagem, como a mamografia. Por isso, realize seus exames de rotina periodicamente.
Confira novos assuntos durante todo o mês de outubro na KOFBR News!
Com informação e prevenção vamos vencer essa luta!