Confira o motivo de, às vezes, acordarmos no meio da noite no mesmo horário.

Você já deve ter percebido que, às vezes, acorda no meio da noite e geralmente no mesmo horário. Isso acontece, pois nosso relógio biológico é programado para agir dessa forma, mesmo que não nos lembremos de fazê-lo. E, se você acha que “dorme como pedra”, saiba que, também, acorda durante a noite, só não se lembra disso.

 

Natural ou indicativo de problemas de saúde? 

Devemos ficar atentos aos padrões desse despertar noturno. 

Na maioria das vezes, isso acontece de forma natural, várias vezes e em intervalos muito rápidos entre o despertar e a volta ao sono, que nem nos lembramos do ocorrido no dia seguinte. 

Já em alguns casos mais específicos, quando esse despertar acontece em intervalos mais longos e previsíveis, geralmente no mesmo horário todo dia, pode estar relacionado à ansiedade, consumo de álcool ou, até mesmo, algumas enfermidades, como refluxo gástrico, apneia do sono e dores crônicas. Nesses casos, é melhor procurar um médico.

 

Por que acontecem no mesmo horário?

O despertar noturno pode ter diversos causadores e motivos, sejam internos ou externos, como:

  • indicar a transição entre os estágios do sono, em geral após completar um ciclo de sono profundo e passar a um mais leve; 
  • eventos facilitados pelo sono REM, como apneia ou sonhos/pesadelos que forcem um despertar; 
  • fenômenos fisiológicos do nosso organismo (movimentação intestinal, funcionamento do aparelho urinário, liberação de hormônios, mudança de temperatura corporal etc.), que seguem um ritmo diário próprio; 
  • relacionado ao término da metabolização ou digestão de um alimento;
  • ingestão de moderada a alta quantidade de bebida alcoólica: álcool é um indutor de sono eficaz, você vai adormecer rápido e dormir mais profundamente por de três a cinco horas, mas pode ter um efeito euforizante depois de metabolizado; 
  • causada por refluxo gastro-esofágico; 
  • dificuldade para respirar, asma, rinite, tosse; 
  • hipertensão, arritmias, cardiopatias; 
  • condições dolorosas, como fibromialgia, neuropatias e quadros osteomusculares; 
  • uso de medicamentos; 
  • relacionado à idade; 
  • fatores ambientais que se fazem notar em determinado horário (um alarme, um som de algo na vizinhança, o ronco do(a) parceiro(a), o clique de um ar-condicionado etc); 
  • condicionamento do sono: se despertamos no mesmo horário muitos dias por qualquer motivo, depois de um tempo, mesmo que esse motivo não esteja mais presente, podemos acabar acordando naquele mesmo horário, simplesmente por termos nos habituado a isso.

 

Como cuidar do sono?

Nosso sono é condicionado, ou seja, tudo o que vivemos, nossa rotina, os alimentos que ingerimos, possíveis doenças (crônicas ou não), o ambiente em que dormimos e várias outras coisas, podem influenciar na qualidade do nosso sono. 

Todos nós temos um padrão de sono já preestabelecido, que é chamado de cronotipo e é isso que explica o motivo de algumas pessoas serem mais ativas durante o dia ou noite. Quando nosso organismo está habituado a um certo padrão e temos que readaptá-lo para um novo temos que nos cercar de cuidados para não alterarmos demais e bruscamente nosso sono. As consequências dessa mudança podem ser transtornos do sono, como a insônia, ou do ritmo circadiano (nosso relógio biológico).

O ideal é sempre mantermos uma alimentação saudável, praticarmos atividades físicas e estabelecermos uma rotina de sono. É preciso criar mecanismos para que seu organismo entenda quais são os “sinais” que você manda para ele antes de dormir. 

 

Curtiu essa matéria? Conta pra gente o que achou e continue acompanhando a KOFBR News. 

0

Deixe um comentário sobre a sua matéria

);