Começamos o mês de conscientização de prevenção ao suicídio explicando mais sobre a data, números que preocupam e formas de buscar apoio.
Em 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) passou a dar força à campanha internacional Setembro Amarelo no Brasil e inseriu no calendário nacional um mês de conscientização sobre a importância da vida.
O período vai ao encontro do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, 10 de setembro, organizado pela Associação Internacional para Prevenção ao Suicídio, com o apoio da Organização das Nações Unidades (OMS).
Os dias de conscientização do Setembro Amarelo concentram sua relevância na urgência em frearmos os números de suicídios no Brasil e no mundo, um problema de saúde pública.
Segundo a OMS, o suicídio mata mais pessoas do que guerras e homicídios. Também está na frente das causas de morte por HIV, câncer de mama e malária. As ocorrências se agravam entre os jovens de 15 a 29 anos. O suicídio foi a quarta causa de mortes entre eles, ficando atrás dos acidentes de trânsito, tuberculose e violência interpessoal.
ORIENTE-ME: NOSSA PLATAFORMA DE SAÚDE
A Oriente-me é a forma que temos de cuidar da nossa saúde mental bem de perto. Como colaborador da Coca-Cola FEMSA, você pode ter acompanhamento 100% gratuito, com direito a cinco consultas por videochamada de 50 minutos no mês. O benefício se estende aos dependentes legais.
Além das consultas, o Oriente-me também dispõe de artigos, vídeos e dicas para auxiliar na sua jornada. Lembrando que os ambulatórios médicos e a Roberta Nascimento (roberta.bezerro@kof.com.mx.) podem te ajudar a acessar a plataforma.
Clique aqui para começar seu mapeamento emocional. Se preferir, baixe o aplicativo “orienteme” disponível para Android e iOS.
Se surgir alguma dúvida sobre o uso da plataforma, siga as instruções apresentadas neste vídeo.
Ou entre em contato com a Roberta Nascimento pelo e-mail: roberta.bezerro@kof.com.mx.
Quem está passando por dificuldades emocionais consegue buscar ajuda com o CVV, pelo número 188 (24 horas por dia, todos os dias), pelo chat (veja horários clicando aqui) ou enviando um e-mail pelo formulário disponível no site www.cvv.org.br/e-mail/.
Em breve iremos divulgar mais informações sobre o Setembro Amarelo, orientando quanto a formas de identificar comportamentos que prenunciam o suicídio e outros aprendizados sobre o assunto.
SUICÍDIOS NO BRASIL*
A cada 100 mil homens: 12,6% de suicídios
A cada 100 mil mulheres: 5,4% de suicídios
No Brasil, a média diária de suicídios é de 38 pessoas.
TAXAS MAIS ALTAS DE SUICÍDIOS NO MUNDO*
A cada 100 mil homens de países de alta renda: 16,6% de suicídios
A cada 100 mil mulheres de países de baixa-média renda: 7,1% de suicídios
*Organização das Nações Unidas
De modo a aumentar a notoriedade sobre o tema e envolver mais países e instituições em estratégias de prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo acontece anualmente com uma campanha de valorização da vida.
Para que tenhamos uma escuta ativa, sem julgamentos e com atenção a sinais que demonstrem que a pessoa está passando por crises ou momentos difíceis, é preciso despertar em nós o papel fundamental que podemos ter em proporcionar apoio e salvar vidas.
Ofereça ajuda, busque apoio. O amanhã pode ser diferente.