Conheça e se afaste dos pecados que podem dar prejuízo ao seu bolso.

A preocupação com as finanças é recorrente, mas você pode estar preso a armadilhas e comportamentos que levam todo seu dinheiro embora.

Conheça os 7 pecados das finanças e fuja do prejuízo.

 

A Gula

  É o consumo em excesso. Quem é pego por esse pecado, provavelmente, é mais suscetível a cair no endividamento para comprar o que deseja. Antes de fazer sua compra, pense: eu preciso mesmo disso agora?

A Avareza

Quem é pego por esse pecado evita o consumo, não se permite gastar nada além do planejado e, quando decide investir, opta pela poupança. Essa determinação de não gastar pode fazer com que você faça negócios financeiros ruins. 

Para equilibrar, uma opção é recorrer ao planejamento financeiro. Com os objetivos definidos, fica mais fácil adquirir bens, sem peso na consciência.

 A Luxúria

Quem cai na armadilha desse pecado curtem ostentar produtos caros e requintados. Consumir por status é frustrante porque é um caminho sem fim, uma vez que o único objetivo é a ostentação.

Tenha cuidado para não gastar mais do que ganha.

A Preguiça

Os preguiçosos são os principais candidatos a perder dinheiro. Eles deixam as prestações atrasarem por preguiça de ir ao banco quitá-las, por exemplo, e, com isso, pagam juros. 

Para evitar ser um dos preguiçosos, conheça seus desejos e trace um planejamento para realizá-los.

 A Inveja

Quem é pego pelo pecado da inveja compra o que não precisa, com o dinheiro que não tem, para causar uma boa impressão a quem não gosta. 

Nos investimentos, a inveja é uma das causas do efeito manada do mercado financeiro, que é quando algumas pessoas começam a ganhar dinheiro na bolsa e várias outras entram no mercado, da mesma forma, para ganhar também. 

Para evitar cair nessa armadilha, faça uma análise criteriosa toda vez que for investir seu dinheiro.

 A Vaidade

Os pegos pelo pecado da vaidade adoram contar aos amigos que suas aplicações financeiras rendem bem mais do que a média do mercado financeiro. Quando não controlado, esse pecado pode fazer com que você opte pelo consumo excessivo no presente e deixe de pensar no futuro. 

Para escapar dessa cilada, a dica é recorrer ao planejamento financeiro, que vai ajudar a balizar seus gastos de forma eficiente.

 A Ira

Quem é pego pela ira não avalia os riscos de um investimento, age impulsivamente e, nesse caso, a possibilidade de perder dinheiro é grande. Sua preferência é por aplicações financeiras que rendam mais — trata-se de um investidor arrojado. 

Para não cair nas armadilhas da ira, a melhor opção é diversificar os investimentos.

 

Agora que você já conhece os 7 pecados das finanças e seus efeitos, tome cuidado para não cair em suas armadilhas.

Preste atenção em suas ações e cuide de sua saúde financeira.

2+

Deixe um comentário sobre a sua matéria

);