Companhia revela iniciativas para consumo consciente em celebração ao Dia Mundial da Água

Todo mundo sabe que a água é o elemento central da nossa existência. Afinal, ela cobre cerca de 70% da superfície da Terra, totalizando um volume de 1.386 milhões de quilômetros cúbicos.

Não à toa, os efeitos das mudanças climáticas, sejam as secas ou as enchentes mais intensas – e cada vez mais frequentes –, ameaçam a vida, o desenvolvimento e a biodiversidade no mundo inteiro. 

Embora os efeitos climáticos prejudiquem a vida de todos, é evidente que os grupos vulneráveis são os que mais sofrem com a falta de água para abastecimento, o que torna urgente a nossa ação individual e coletiva sobre o melhor manejo desse recurso.

A relação da KOF com a água

Para a KOF, a água é um elemento fundamental para a operação. Por isso, tratamos o tema da segurança hídrica com a devida importância. É por essa razão que, ao lado de entidades de renome, estamos implementando nas nossas fábricas o Padrão Internacional para a Gestão Sustentável da Água desenvolvido pela Alliance for Water Stewardship (AWS – Aliança para a Gestão da Água, em tradução livre), cuja missão é despertar e fomentar a liderança global e local em uma gestão confiável. 

Com isso, continuaremos contribuindo para a sustentabilidade dos recursos hídricos locais, adotando e promovendo ações para a utilização sustentável da água, garantindo o uso cultural e socialmente equitativo, ambientalmente sustentável e economicamente benéfico.

A Coca-Cola FEMSA está comprometida em assegurar o uso eficiente da água em nossas fábricas – no final do ano de 2022, alcançamos a marca de 1,471 litro de água para cada litro de bebida produzida (l./l.). No final de 2023, tivemos uma melhora significativa com o indicador, fechando em 1,437 l./l. Esse resultado representa uma economia de mais de 200 milhões de litros de água, apenas na operação do Brasil.

A conquista do nosso indicador foi alcançada por meio de projetos e iniciativas de eficiência hídrica, tais como:

  • Reúso da água utilizada nas lavadoras de garrafas retornáveis;
  • Reúso de efluentes tratados nas fábricas para fins não nobres (exemplo: torre de resfriamento, entre outros);
  • Recuperação da água usada para CIP (clean-in-place) dos equipamentos;
  • Instalação de equipamentos de rinser com ar ionizado (sem necessidade de água para lavar garrafas antes do envase das bebidas); 
  • Aplicação de ferramentas como “maturidade hídrica” e “top WSI” (Iniciativas para Economia da Água) para identificar oportunidades de melhoria no processo.

Limpeza de praias, rios e lagoas

Entre as nossas ações em prol da segurança hídrica, também temos o projeto de limpeza e preservação de praias, rios e lagoas, fruto da parceria com a Plataforma Ação pela Água e Oceano, do Pacto Global da ONU. 

Com ações de mobilização, conscientização e coleta de resíduos, o projeto de limpeza e preservação de praias, rios e lagoas recolheu mais de 1 tonelada de resíduos em São Paulo, Paraná e Santa Catarina, em 2023.

E não para por aí! Diariamente, revemos nossos processos para que nossa gestão hídrica seja a melhor possível para nós e para a sociedade.

4+

Deixe um comentário sobre a sua matéria

);