Garantimos selo de Evento Neutro à 30ª edição do Planeta Atlântida

O Planeta Atlântida é considerado o maior festival de música e entretenimento da região Sul e chegou à sua 30ª edição em 2026, que aconteceu nos dias 30 e 31/1, na Praia de Atlântida, em Xangri-lá (RS). 

Nossa história com o festival já é de longa data, mas, nesta edição, demos um passo ainda maior: além das ativações exclusivas, levamos também iniciativas concretas de sustentabilidade para o Planeta Atlântida.

A principal delas foi a garantia do selo de Evento Neutro, que certifica que todas as emissões de carbono geradas pelo festival sejam devidamente compensadas. Mas o que isso significa, na prática?

Sempre que um grande evento acontece, ele gera emissões de gases de efeito estufa (GEE), principalmente o gás carbônico (CO2). Essas emissões vêm de diversas fontes, como o deslocamento de equipes, fornecedores, artistas e público, o consumo de energia, a geração de resíduos e toda a operação necessária para montar, realizar e desmontar o evento.

Para neutralizar esse impacto ambiental, realizamos um processo conhecido como “compensação de carbono”. Isso quer dizer que, depois de calcular a quantidade total de CO2 emitida, investimos em projetos ambientais certificados que ajudam a retirar da atmosfera a mesma quantidade de carbono gerada pelo evento, viabilizando a neutralidade.

Como colocamos isso em prática
Após o cálculo da emissão de CO2 do evento, contamos com a parceria da Eccaplan para a seleção de um projeto ambiental certificado com capacidade de compensar a mesma quantidade de carbono emitida pelo festival.

Na sequência, nossa companhia realiza o investimento financeiro para a aquisição de créditos de carbono, o que garante oficialmente a neutralização das emissões e a certificação do evento com o selo de Evento Neutro.

E não para por aí. A gestão adequada dos resíduos, a coleta seletiva e o encaminhamento correto dos materiais recicláveis também integraram as ações no Planeta Atlântida 2026.

Essas iniciativas reforçam o nosso compromisso com a agenda de ESG, alinhado às diretrizes do Sistema Coca-Cola, que tem a sustentabilidade como um dos pilares estratégicos da operação. 

Fabiana Taislam, nossa Gerente de Comunicação Externa e ESG, celebrou a viabilização e a conquista do selo Evento Neutro para o festival, justamente na sua edição histórica de 30 anos. “Nossa estratégia ESG está entre os pilares fundamentais da nossa atuação. Além das práticas que já adotamos nas nossas operações, é nosso compromisso fomentar conscientização e ampliar o engajamento de todos em torno do tema da sustentabilidade e do consumo consciente. Transformar o Planeta Atlântida num evento carbono neutro é uma grande conquista para todos nós”, comentou. 

Ativações exclusivas
Além das ações de ESG, nossa atuação por lá também garantiu muita interatividade com o público! A Arena Coke Studio, já consagrada entre os planetários, voltou a ser um dos principais pontos de encontro do festival, com programação contínua de DJs e muita animação do início ao fim. A grande novidade desta edição foi o Coke Spot, um espaço interno exclusivo dentro da arena, com pista ainda mais próxima do DJ. 

Rolou ainda o Camarote Coke Studio, que recebeu convidados e clientes especiais. E ainda na pista, em direção ao palco principal, a Sprite marcou presença com uma ativação refrescante e interativa com um game tendência do TikTok. 

Complementando as experiências, também levamos ao festival o bar da Schweppes, com foco em mixologia e drinks exclusivos preparados por bartenders, além dos sabores da linha Schweppes Mixed

Todas as ações foram desenvolvidas em parceria com a agência MoreBass Intent.

Leave a Reply