Nos comunicados anteriores, nós vimos o que é uma crise, entendemos quais são as funções do IMCR e conhecemos as equipes que atuam como embaixadores de proteção da marca.
Quando tratamos de IMCR, o objetivo é sempre gerir bem os incidentes para fazer da situação um aprendizado e manter a relação de confiança entre a companhia, seus clientes e consumidores.
Hoje, nós vamos compreender quais situações devem envolver IMCR. Vamos lá?
- Acidentes com vítimas fatais e de trânsito graves, como tombamento de caminhão, saque de cargas e atropelamentos
- Incidentes envolvendo o portfólio e a qualidade da marca;
- Situações que atraiam a atenção da mídia;
- Eventos que incluam órgãos legais, como ANVISA, CETESB etc
Você sabia?
O mau uso das redes sociais e as fake news também são circunstâncias que exigem a aplicação do IMCR.
Relembre!
IMCR é uma sigla, em inglês, que significa Gerenciamento de Incidentes e Resolução de Crises.
Na Coca-Cola Company, tem o objetivo de proteger os ativos tangíveis (pessoas, produtos, infraestrutura, finanças e informações) e intangíveis (imagem e reputação) da companhia.
Tome nota:
As equipes de IMCR são treinadas e dedicadas a tratar as situações citadas acima.
Os colaboradores não devem dar entrevistas ou posicionar-se sobre a empresa nas redes sociais. A companhia tem porta-vozes preparados para representar a marca em situações de crise e responder às demandas da imprensa.
Não se esqueça
Você também pode ajudar a proteger a reputação da nossa empresa. Em qualquer situação que envolva os nossos produtos, a primeira atitude é entrar em contato com o nosso SAC (0800 727 1100). Para outros casos em que você identifique um risco ou exposição negativa, é importante procurar a Central de Alerta e Resposta Brasil (0800 770 5004) ou o Coordenador de IMCR da sua unidade.