Saiba identificar cada situação e como lidar com ela.
Preocupação, ansiedade e estresse são sentimentos que fazem parte de nossa rotina e, por causarem sensações muito parecidas, podem ser confundidas entre si.
O ideal é identificar e reconhecer cada uma delas, pois, em excesso, podem causar problemas para nossa saúde mental e física.
Preocupação
É o sentimento de atenção a algo que demanda preparo ou algum tipo de cuidado para se obter um resultado desejado ou para evitar algo indesejado.
A preocupação permite que possamos nos organizar e, até mesmo, prevenir. No dia a dia, não atrapalha nossa rotina, mesmo que possa causar algum incômodo.
Para lidar com esse sentimento, é interessante impor limites e/ou prazos para cada questão preocupante e, após esse período determinado, redirecionar a atenção para outras questões. Listar o que te preocupa atrelando a cada item uma solução prática também podem ajudar a controlar esse sentimento.
Ansiedade
A ansiedade é uma “preocupação acentuada” com o futuro e que nem sempre faz sentido.
Quando chega a níveis extremos, torna-se uma doença, que precisa de acompanhamento e tratamento médico.
Os sintomas mais comuns ligados à ansiedade são aperto ou desconforto no peito, coração acelerado e sensação de sufocamento. É como se a pessoa estivesse em situação de perigo iminente.
Como se trata de um desequilíbrio emocional, a ansiedade paralisa o indivíduo e pode causar muitos problemas físicos, emocionais e sociais.
Para lidar com a ansiedade rotineira, o ideal é diminuir estimulantes — como a cafeína, açúcar e álcool —, buscar atividades que possam te distrair e praticar exercícios de respiração para controlar e interromper o ciclo de ansiedade.
Quando a ansiedade se torna uma patologia (doença), o ideal é buscar auxílio médico especializado.
Estresse
O estresse é uma resposta natural do nosso organismo a uma situação que possa parecer ameaçadora.
Quando em grau muito elevado, pode causar até mesmo problemas físicos. Isso acontece porque o nosso sistema nervoso estimula o organismo a liberar hormônios que aceleram o batimento cardíaco e aumentam nossa pressão arterial.
Para lidar com o estresse do dia a dia, praticar exercícios e apostar em atividades de relaxamento ajudam bastante.
Quando o estresse é prolongado, pode causar problemas de saúde como irritabilidade, fadiga, baixa autoestima, queda da imunidade, hipertensão e ganho de peso. Nesse caso, o ideal é buscar auxílio médico especializado.
Agora que você sabe identificar cada uma dessas sensações, preste atenção à sua rotina e cuide de sua saúde física e mental.