O processo de Compras de Serviço começa com a requisição. Após a aprovação, a área de Compras emite o pedido. Com ele validado, a Nota Fiscal deve ser emitida pelo fornecedor até o dia 25 de cada mês, contendo o número da requisição. Caso a data caia em um fim de semana ou feriado, o lançamento deve ser antecipado.
Depois da emissão, a Nota Fiscal precisa ser digitalizada no sistema ECM até o penúltimo dia útil de cada mês. Dessa forma, os impostos são recolhidos no período vigente e o EFD-Reinf (projeto do Governo Federal complementar ao eSocial – que automatiza o envio de dados pela empresa) é entregue corretamente.
O gestor é responsável pela execução, digitalização e pagamento ao prestador de serviços, por isso, deve planejar e acompanhar as demandas da equipe em relação ao fluxo de pagamentos.
O lançamento após o dia 25 acarreta em troca de notas junto ao fornecedor. Enquanto a entrega na data elimina a exposição e o risco fiscal em autos de infrações, evitando o recolhimento de impostos com atraso e/ou juros, além de possíveis multas.
É necessário cadastrar e-mails corporativos para recebimento de notas.
Com economia, você vai cada vez mais longe