Entenda como implementar uma rotina de educação financeira em sua casa.

Educação financeira não consiste apenas em aprender como economizar, cortar gastos, poupar e acumular dinheiro, mas na busca por uma melhor qualidade de vida, tanto no hoje quanto no futuro, de forma a proporcionar a segurança necessária para garantir uma aposentadoria mais tranquila, aproveitar as coisas boas da vida e, ao mesmo tempo, obter uma garantia para eventuais imprevistos.

Em tempos de tamanha instabilidade, organizar-se financeiramente é quase impossível. Assim, poucos desenvolveram habilidades financeiras. Em 2014, por exemplo, o número de inadimplentes bateu recorde, atingindo 57 milhões de brasileiros, segundo a Serasa Experian. Uma pesquisa do Instituto Ipsos aponta que 68% das famílias brasileiras não pensam em poupar dinheiro. Além disso, 83% não pensam que podem se deparar com imprevistos financeiros.

Aí vêm as contradições: apesar dos números adversos, estudo da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) diz que 76% dos consumidores acreditam ser muito importante orientar crianças sobre como lidar com o dinheiro, enquanto 20% não consideram importante. No entanto, apesar de a maioria dos brasileiros considerar relevante conversar com os filhos sobre o uso do dinheiro, 68% não possuem o hábito de dar mesada às crianças.

 

Dinheiro é assunto de criança sim!

Você acredita que se tivesse educação financeira na infância seus resultados seriam melhores?

Falar sobre dinheiro com seus filhos não precisa ser mais um tabu. Agora, você pode aplicar tarefas individuais, grandes ou pequenas, para cada membro da família. O ideal é que cada pessoa tenha, no mínimo, três sonhos, de curto (para crianças, de até três meses e, para adultos, de até um ano), médio (seis meses para crianças e até dez anos para adultos) e longo prazos (um ano para crianças e mais de dez anos para adultos) e aprender a poupar para realizá-los. Assim, você pode transmitir esse conhecimento para seus filhos de forma simples, prática, prazerosa e descontraída.

Deve-se reunir a família, incluindo as crianças, para conversar sobre as coisas que o dinheiro pode proporcionar: desejos, projetos, metas, objetivos profissionais, pessoais, sonhos coletivos e futuro.

 

Siga essas dicas e implemente uma rotina de educação financeira com a sua família. 

Se você quiser enviar sua dúvida ou sugestão, a equipe da CooperFEMSA, em parceria com a Consultoria Ponto C, está pronta para te atender. 

 

Entre em contato pelo WhatsApp (11) 93490-2546 ou envie e-mail para sac.cooperfemsa@kof.com.mx ou contato@consultoriapontoc.com.br

 

Confira, também, nossa série de vídeos sobre educação financeira:

Abertura
https://www.youtube.com/watch?v=6P53_oUgxrQ


Ferramenta
https://www.youtube.com/watch?v=s3Y2jbYBgHw


Análise
https://www.youtube.com/watch?v=-DPWZdTOW1Q


Perguntas e Respostas
https://www.youtube.com/watch?v=wW_ejvqJVig

 

Continue a acompanhar a KOFBR News e saiba sobre tudo o que acontece na companhia.

0

Deixe um comentário sobre a sua matéria

);