Conheça alguns desafios enfrentados por pessoas com deficiência, entenda como a inclusão social é fundamental nesse cenário e assista um vídeo sobre o assunto!

Dando continuidade aos nossos conteúdos sobre pessoas com deficiência, hoje vamos abordar seus desafios diários, além da inclusão em sociedade e vida independente.

Pronto para mais um conteúdo transformador?

Vamos começar com alguns desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência:

Acesso ao mercado de trabalho

Ainda que um direito básico de acordo com a Lei Brasileira de Inclusão (13.146/2015), a pessoa com deficiência enfrenta dificuldades em relação ao acesso ao trabalho. Os principais motivos são: barreira arquitetônica, tecnológica, comunicacional e atitudinal do ambiente de trabalho, que muitas vezes não atende às necessidades de uma pessoa com deficiência, a falta de treinamentos específicos e ainda a grande dificuldade de acesso a cargos de liderança.

Acesso à educação

A falta de uma educação inclusiva é um dos principais problemas para crianças, e jovens e adultos com deficiência. Entre as principais causas estão a falta de estrutura nas escolas, a ausência de um ensino de qualidade, acessível e igualitário que considera as especificidades das pessoas com deficiência e ainda a questão do bullying e capacitismo (preconceitos e discriminação)

Desrespeito à legislação 

Parece óbvio, mas existem leis voltadas às pessoas com deficiência que precisam ser respeitadas. Jamais estacione seu carro em vagas destinadas a pessoas com deficiência, em frente a rampas de acesso e nunca utilize filas preferenciais se você não está entre o grupo de pessoas com esse direito.

Inclusão social e independência

Antes de mais nada, é importante relembrarmos o que é inclusão social: são ações que visam integrar ativamente todas as pessoas na sociedade. Naturalmente, isso inclui pessoas com deficiência. 

A inclusão social de uma pessoa com deficiência diz respeito a propiciar a ela o livre acesso a espaços, produtos e serviços disponíveis na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

Há leis nacionais e internacionais que garantem esse acesso, ainda assim, é necessária uma corrente de cooperação, livre de preconceitos, de toda a sociedade. 

A pessoa com deficiência deve ter sua independência e liberdade preservadas. Ambientes adequados, barreiras eliminadas e ausência de preconceito são ótimos caminhos para seguirmos e, assim, vivermos em um mundo melhor. 

Quer saber mais sobre o assunto? Assista a um vídeo que aborda a relação de profissionais com deficiência e o mercado de trabalho:

https://www.youtube.com/watch?v=_TO70MgMQMo 

Mais um conhecimento que gera respeito.

0

Deixe um comentário sobre a sua matéria

);