Fazer os exames de rotina necessários e levar uma vida saudável são os melhores caminhos para se prevenir do câncer de mama. A seguir, conheça os propósitos do Outubro Rosa e entenda a importância da prevenção para a vida. 

O movimento Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos em 1991, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure, uma organização sem fins lucrativos dedicada à pesquisa e educação sobre o câncer de mama, distribuiu laços cor-de-rosa aos participantes da Corrida pela Cura, realizada em Nova York.

O movimento cresceu ao longo dos anos, tornando-se uma campanha global de conscientização sobre o câncer de mama. O nome “Outubro Rosa” foi adotado para a campanha em referência à cor do laço e ao mês em que a Corrida pela Cura era realizada. Enquanto isso, o laço cor-de-rosa tornou-se o símbolo do movimento.

SEGUNDO O INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER, O CÂNCER DE MAMA É A PRINCIPAL CAUSA DE MORTE POR CÂNCER DE MULHERES NO BRASIL. NO ENTANTO, QUANDO DETECTADO PRECOCEMENTE, AS CHANCES DE CURA SÃO SIGNIFICATIVAMENTE MAIORES.

O Outubro Rosa é marcado por diversas atividades, campanhas de informação e eventos que visam educar as pessoas sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama.

Seu principal objetivo é alertar as mulheres sobre a necessidade de realizar exames de prevenção, em especial a mamografia, que é o método mais eficaz para identificar o câncer de mama em suas fases iniciais.

É por isso que a realização regular da mamografia é essencial, especialmente para mulheres a partir dos 40 anos. Além disso, o autoexame das mamas e o acompanhamento médico são práticas fundamentais de cuidado.

A prevenção não é apenas uma responsabilidade individual, mas uma questão coletiva. Quanto mais cedo a doença for detectada, mais eficaz será o tratamento e maiores serão as chances de cura.

Portanto, neste Outubro Rosa, lembre-se da importância dos exames de prevenção e fale sobre esse assunto com amigos e familiares. A prevenção começa com a informação. 

Fique de olho, vamos continuar falando sobre este assunto por aqui. No próximo artigo da série você vai entender como hábitos saudáveis também são fortes aliados da prevenção do câncer de mama. 

0

Deixe um comentário sobre a sua matéria

);