Confira dicas de organização para sua casa e melhore o seu bem-estar.

Você já parou para pensar como a organização da casa e o valor, sentimental ou real, dos objetos podem impactar em nosso bem-estar mental?

Para te ajudar a criar um ambiente mais confortável, confira algumas dicas de organização que preparamos para você e sua família nesse período de isolamento.

 

Dê adeus ao que não lhe faz feliz

Essa é a base de toda organização. Se um item não proporciona bons sentimentos ou já não faz mais sentido para seu momento atual, desapegue e  doe para alguém a quem possa ser útil. Torna sua casa mais leve e propicia um lindo gesto para quem precisa de ajuda.

É possível, ainda, garantir uma renda extra com aquele item que está parado na sua casa e que, provavelmente, você nunca vai usar. E, se a opção for mesmo vender, faça uma busca e conheça as várias opções de brechós online e vendas em geral, que lhe ofereçam seguranças nas negociações e entregas. 

Com as roupas e livros, é importante começar colocando tudo para fora do armário, higienizar e analisar peça por peça. 

Evite comprar organizadores

Eles prometem organizar a vida toda em pequenos recipientes, mas nem sempre é assim. No fim das contas, os organizadores ocupam muito espaço e atrapalham a capacidade de armazenamento dos armários e gavetas.

Organizar os objetos e roupas por setores contribui para que eles sejam, facilmente, localizados e para que o espaço fique, visivelmente, mais organizado.

Use espaços com sabedoria

Evite misturar diversos tipos de objetos no mesmo espaço de armazenamento. Afinal, é muito mais trabalhoso achar alguma coisa no meio de uma série de objetos misturados, não é?

Procure setorizar seus objetos em armários, gavetas, prateleiras e estantes ao invés  de empilhá-las sucessivamente. Essa simples atitude já melhora o visual do espaço, tornando mais fácil a localização do que você precisa.

Pendure em ordem crescente

As roupas que ficam penduradas em cabides precisam obedecer a uma ordem crescente, no sentido da esquerda para a direita. Pode ser pelas cores ou comprimento das roupas. 

Essa organização cria um visual mais agradável e confortável para o olhar.

Crie divisões por por categorias

Normalmente, as pessoas arrumam a casa pensando em ambientes (quarto, sala ou armários). No entanto,  o mais indicado é pensar no tipo de objeto que você deseja colocar em ordem. Ou seja, pense em segmentar sua arrumação por itens como: roupas, livros, papéis, sapatos, mantimentos e outros mais.

Se você deseja organizar o seu guarda-roupas, os especialistas sugerem a seguinte ordem:

  • blusas
  • partes inferiores (calças, shorts, saias)
  • peças a serem penduradas
  • meias
  • roupas íntimas
  • bolsas
  • acessórios
  • roupas específicas (como uniformes e jalecos, por exemplo)
  • sapatos

Dessa forma fica bem mais fácil pensar em como organizar um único grupo de objetos de uma vez, assim como selecionar e embalar o que será doado. Que tal?

Abra mão das “roupas de ficar em casa”

Todo mundo tem aquelas peças de roupa muito confortáveis, na maioria das vezes mais antigas, que ficam separadas apenas para uso dentro de casa, em horas de descanso e relaxamento. No entanto, embora não seja necessário se desfazer de todas essas peças, o ideal é não mantê-las em quantidades excessivas.

Desapegue de livros e papéis

Apesar de ser um tópico bastante controverso, os livros não são sagrados: você pode doar os que já leu ou os que iniciou e não gostou do conteúdo. Ele podem agradar, entreter e ensinar outras pessoas. 

Com relação aos papéis, separe os que são úteis e os que podem ser destinados à reciclagem. Os que restarem devem ser divididos em três categorias:

  • documentos pendentes – que exigem alguma ação determinada, como contas a pagar;
  • documentos importantes – aqueles que precisam, de fato, serem guardados; 
  • documentos variados – os que são consultados com certa frequência, como cadernos de receitas e agendas.

Deixe os objetos com valor sentimental para o final

Organizar os objetos de valor sentimental costuma levar mais tempo porque, naturalmente, evocam memórias e sentimentos de quando foram adquiridos ou recebidos como presente. Assim, com frequência, perde-se o foco, aol relembrar as fotografias de uma viagem ou evento, e toda a arrumação pode ficar comprometida.

 

Aproveite essas dicas e dê uma geral em sua casa. 

Com o ambiente organizado você e sua família vão aproveitar, ainda mais e melhor, os momentos juntos.

1+

Deixe um comentário sobre a sua matéria

);