Entenda mais sobre o método de pagamento instantâneo.
Nos últimos dias, diversas mídias publicaram conteúdos relacionados à novidade do momento: o PIX. Muitos já estão por dentro do que se trata, mas algumas pessoas ainda têm dúvidas sobre esse assunto e, nessa matéria, você vai esclarecer todos os detalhes sobre o tema.
O que é o PIX?
O PIX é um método de pagamento espontâneo, aprovado pelo Banco Central, que tem como objetivo aumentar a competição no mercado, facilitar a inclusão de pessoas e transações e diminuir os custos para os usuários.
Essa ferramenta tem por característica a disponibilidade 24 horas, nos sete dias da semana e todos os dias do ano, favorecendo a velocidade, conveniência e segurança das transações. O PIX pode ser usado para pagar serviços, fazer compras simples ou mais complexas, transferir dinheiro entre pessoas (para dividir uma conta, por exemplo) e, até mesmo, para serviços públicos.
Cadastro no PIX e de chaves
Já é possível, nos aplicativos bancários, cadastrar-se para o uso dessa nova ferramenta, com o celular, CPF ou e-mail. Também é possível cadastrar uma chave, composta por um sequencial numérico aleatório, denominado pelo Banco Central de EVP.
Veja como cadastrar:
Liberação do PIX
Essa nova ferramenta será liberada para uso a partir do dia 16 de novembro e tem vantagens para pagadores e recebedores.
Para pagadores, a transação se torna mais rápida, barata e segura; mais prática (pois usa a lista de contato de celular ou de QR Code para iniciar o pagamento); mais simples (já que só é preciso o dispositivo digital para o pagamento, sem necessidade de cartão, dinheiro, maquininhas etc.); e há a possibilidade de integração com outros serviços no smartphone.
Para os recebedores, o PIX tem custo de aceitação menor que o dos demais meios eletrônicos, disponibiliza, imediatamente, os recursos recebidos (diminuindo a necessidade de crédito), facilita a automatização e conciliação de pagamentos e, ainda, torna mais rápido o checkout (pois não tem necessidade de POS para passar o instrumento de pagamento ou de um caixa para dar troco).
Agora, que você já esclareceu suas dúvidas sobre o PIX, conheça mais no seu aplicativo bancário.
Fique de olho na KOFBR News para mais novidades!