Homens negros ou com histórico familiar de câncer de próstata devem iniciar exames preventivos antes da idade indicada
Durante o Novembro Azul, cansamos de ouvir sobre a necessidade de fazer exames preventivos anualmente para prevenir o câncer de próstata. Nem sempre fica claro, porém, qual a idade ideal para iniciar esse check-up.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), homens a partir dos 50 anos devem iniciar o acompanhamento realizando o exame físico (toque retal) e o PSA (dosagem sanguínea de proteína da próstata).
Mas por que alguns homens precisam iniciar a prevenção antes dos 50 anos? Porque há grupos de risco que necessitam de atenção especial e, consequentemente, de acompanhamento de um(a) urologista antes dessa idade.
Grupos de risco e cuidados
Estão no grupo de risco afrodescendentes ou homens com histórico familiar de câncer de próstata (pais, irmãos, tios e avôs).
O que nem todo mundo sabe é que homens negros têm 60% mais chances de desenvolver a doença. Estudos apontam algumas hipóteses para justificar o aumento de risco para esse grupo – entre elas, destacam-se fatores ambientais e estilo de vida.
No caso de homens com histórico familiar de câncer de próstata, o risco de desenvolver a doença aumenta de duas a três vezes. E tem mais: esse risco é dez vezes maior se o câncer do familiar tiver se apresentado antes dos 40 anos. Estes dados comprovam a necessidade de antecipar o check-up para esses grupos.
A KOF orienta os colaboradores do grupo de risco a fazer o primeiro exame preventivo aos 35 anos. Já para os demais, a companhia sugere iniciar esse acompanhamento a partir dos 40 anos.
O câncer de próstata tem ótimos índices de cura se detectado logo no início. Por isso, deixe o preconceito de lado e faça seu check-up regularmente.
Quem ganha com isso é você e, claro, as pessoas que te amam! Previna-se!