O reconhecimento é fruto da nossa parceria com o Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, que acontece desde 2017

Na última semana, recebemos, pela Fábrica de Jundiaí (SP), um reconhecimento pela parceria, desde 2017, com o Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ).  

O reconhecimento aconteceu em Campinas (SP), em um encontro que reuniu  todas as empresas parceiras para eleição do Conselho de Transição, que conduzirá o consórcio de janeiro a março de 2025, durante a vacância na presidência da entidade por parte das prefeituras em razão das eleições municipais.

O consórcio existe há pouco mais de 30 anos e é uma associação de direito privado sem fins lucrativos, composta por municípios e empresas. O objetivo é alertar sobre as problemáticas dos recursos hídricos em parte do interior de SP, além de atuar no  planejamento e no fomento às ações de recuperação dos mananciais.

Entre as principais atividades realizadas até hoje, destacamos:  

  • melhoria do índice de tratamento de esgoto de 3% para 75%;
  • capacitação de mais de 4 milhões de pessoas por meio da educação ambiental;
  • plantio de cerca de 5 milhões de mudas nativas;
  • renovação da outorga do Sistema Cantareira.

Ser parceiro do Consórcio PCJ é uma maneira de tangibilizar algo que reforçamos tanto por aqui, que é o nosso princípio de fazer a coisa certa, ou seja, cuidar dos nossos impactos no nosso planeta, nas comunidades e nas pessoas”, comentou Maria Elisa Colepicolo, Analista de ESG

Um dos projetos mais recentes realizados em parceria com o Consórcio PCJ é o Olhos da Serra, que busca conservar mais de 25 mil hectares da Serra do Japi, localizada nos municípios de Jundiaí, Cabreúva, Cajamar e Bom Jesus de Pirapora, com ações de mapeamento de satélite, monitoramento por câmeras e placas de sensibilização e conscientização espalhadas por pontos estratégicos da região. 

O projeto conta com vertentes de educação ambiental, monitoramento e diagnóstico da Serra do Japi, combate ao fogo, reflorestamento e proteção de rios e nascentes. Todo esse trabalho resulta em 100% de reposição da água que utilizamos na nossa operação em Jundiaí. Ah, e o projeto rendeu até uma websérie! Caso não tenha assistido, basta clicar aqui para acessar os episódios. 

0

Deixe um comentário sobre a sua matéria

);