Confira as causas dessa sensação comum em nosso cotidiano.
Todo mundo já sentiu, pelo menos alguma vez, uma sensação de “nó” na garganta. A nossa garganta fecha de repente, a boca fica seca e parece que as palavras não querem sair.
Isso acontece, normalmente, como uma resposta do corpo, a situações que causam emoções muito fortes. Algumas glândulas produzem substâncias conhecidas como catecolaminas endógenas que, nessas circunstâncias, afetam, principalmente, a boca, garganta, coração, pulmão e o estômago. Essa sensação pode, ainda, esconder problemas mais sérios, além das emoções.
Quando não existe qualquer gatilho emocional, mas, ainda assim, essa sensação aparece com frequência, pode indicar lesões na laringe, faringe (cordas vocais e estruturas adjacentes) e, também, nas glândulas salivares. Além desses casos, refluxo, problemas na tireoide, doenças genéticas e, em casos mais raros, o câncer, podem ser causadores dessa sensação.
Procure orientação médica!
Caso os sintomas sejam constantes, é muito importante buscar ajuda médica e realizar todos os exames clínicos indicados para a investigação da origem do problema.
Não é comum sentir esse “nó” na garganta o tempo todo e, em todos os casos, quanto antes for identificada a causa do problema, mais chances de eficácia o tratamento tem.
Continue acompanhando a KOFBR News e mantenha atenção à sua saúde.
Na KOFBR cuidamos uns dos outros!