Porque é preciso! Igualar as oportunidades e incluir as pessoas, independentemente de raça, etnia e de suas características, é a rota mais correta a seguir.
Falar de igualdade racial é significativo, afinal, mesmo após 130 anos da abolição da escravatura, são comuns os casos de racismo – que é crime –, a exclusão social e o impacto na vida profissional dos negros, que representam a maior parte da população do País.
Fica a dica
Muita gente nem sabe, mas usa várias expressões racistas. Fique atento para não reproduzir os seguintes termos negativos:
– Denegrir: sinônimo de difamar, possui na raiz o significado de ornar negro, como algo maldoso e ofensivo, “manchando” uma reputação antes “limpa”.
– A coisa ficou preta: faz uma associação entre o “preto” e uma situação difícil ou ruim.
– Cor de pele: aprendemos que cor de pele é aquela meio rosada, meio bege. Já parou para pensar que esse tom não representa a pele de todas as pessoas?
– Mercado negro, magia negra, lista negra e ovelha negra: trazem a palavra “negro” representando algo ilegal, ruim e pejorativo.
Todos nós devemos ajudar a combater a desigualdade e o racismo. Então, tenha uma comunicação mais respeitosa. E, se presenciar algum caso de discriminação, faça a sua parte!
* Agência de Notícias IBGE, O Globo (com informações BID) e Instituto Ethos, Geledes, Época Negócios
Excelentes observações! Parabéns pelo conteúdo.
Muito esclarecedor.