A hipertensão é uma doença traiçoeira, que costuma apresentar seus sintomas somente quando a pressão sobe exageradamente e de repente. Ela acontece quando há endurecimento e mais resistência dos vasos sanguíneos, que exigem mais força do coração para bombear o sangue. Pode ser que seja um processo natural do corpo, mas alguns fatores de risco podem aumentar as chances de hipertensão. Esses fatores são:
- Consumo de bebidas alcoólicas;
- Obesidade;
- Idade;
- Consumo excessivo de sal;
Na maioria dos casos, a hipertensão é herdada dos pais, mas há outros fatores também que podem ocasionar a doença, como distúrbios da tireoide ou em glândulas endocrinológicas, como a suprarrenal. Nem sempre os sintomas aparecem, mas, quando ocorrem, são, principalmente:
- Dores no peito;
- Dor de cabeça;
- Tonturas;
- Zumbido no ouvido;
- Sangramento nasal;
- Fraqueza;
- Visão turva.
Vale lembrar que mais da metade dos hipertensos não apresentam sintomas, e a doença só é descoberta se houver um mal súbito ou exames de rotina. Para um diagnóstico precoce da doença, é essencial que se meça a pressão arterial com frequência e também é indicada a realização de checkup, no mínimo, uma vez por ano. Assim, caso os níveis estejam elevados, é possível acompanhar e tratar a doença com mais eficácia.
Prevenir-se também é essencial. Hábitos de vida saudáveis ajudam a combater a hipertensão, como a manutenção do peso ideal, dosagem correta do sal (vale muito mais a pena investir em outros temperos que possam ressaltar o sabor dos alimentos), evitar consumo de alimentos gordurosos e ingestão de álcool, abandonar o fumo e praticar atividades físicas regularmente.