Veja como se programar para transformar sonhos em realidade.
Sonhar é uma das ferramentas mais poderosas que a mente humana nos proporciona. Você pode sonhar com algo abstrato (como uma viagem de férias, por exemplo) ou até mesmo com algo mais concreto (como sua independência financeira), que independem da fase da vida em que você está.
Mas, para que seu planejamento seja bem executado, é preciso seguir algumas dicas:
Especifique e detalhe seus sonhos
Objetivos bem detalhados e específicos facilitam no acompanhamento das suas etapas de conclusão.
Exemplo: uma viagem de férias para a Bahia.
Nesse caso, você vai determinar a forma de pagamento e o roteiro de compra, definindo se será feita em uma única agência ou segmentada por empresas de transporte, hospedagem e outros.
Mantenha o foco
Principalmente quando os recursos são limitados, você precisa priorizar suas decisões e saber o que realmente é importante e relevante para sua satisfação pessoal.
Estime o valor necessário
Saber o quanto você precisa para realizar seu objetivo é fundamental. Verifique o período necessário para poupar e veja quanto pode ou deve economizar mensalmente. Esse é seu ponto de partida.
É importante, também, estar em dia com sua situação financeira. Organize-se para não ter uma nova dívida sem antes quitar possíveis pendências financeiras.
ESTABELECENDO METAS
A partir da definição dos objetivos, é necessário organização e divisão de metas, que devem ser conquistadas em diferentes períodos.
Metas de curto prazo
São aquelas que devem ser realizadas em até um ano. É o caso da formação de reserva de emergência, realização de uma viagem ou preparação de uma festa, por exemplo.
Não se deve ignorar essa etapa! É ela que constrói a base para a conquista de objetivos maiores.
Metas de médio prazo
São aquelas que devem ser feitas no prazo de 1 a 5 anos. Alguns exemplos são: reforma da casa, troca do carro, viagem ao exterior, entre outros.
Essas metas são atingidas com base nas anteriores e ajudam a fortalecer a ideia de chegar a outros patamares.
Metas de longo prazo
O alcance dessas metas exige um período mais longo, normalmente, acima de 5 anos. Entre os exemplos estão a faculdade dos filhos, compra de uma casa ou apartamento, economia de recursos para aposentadoria e etc. Perceba que esse ponto está relacionado aos sonhos do futuro, ou seja, os objetivos finais que se deseja conquistar.
CONQUISTANDO SEUS SONHOS
A Cooperfemsa tem dois guias dos sonhos incríveis, que são muito didáticos e repletos de dicas para você e sua família realizarem seus sonhos.
Clique aqui e confira o Guia dos Sonhos em sua versão completa.
Clique aqui e confira a versão reduzida do material.
Siga essas dicas e esteja cada vez mais perto de seus sonhos.