Nova plataforma do governo tem como objetivo otimizar a vida de empregadores e colaboradores

O pagamento e a prestação de contas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) ganharam um novo aliado: o FGTS Digital.

A nova plataforma do governo federal faz a gestão integrada de todo o processo de pagamento do fundo, permitindo o depósito do benefício via pix, a realização de procurações pelo site e emissões de guias.

Sendo o FGTS Digital direcionado principalmente aos empregadores, estima-se que, com a sua ajuda, eles vão economizar cerca de 36 horas por mês em tempo gasto com o recolhimento do FGTS.

O que muda

Com a chegada da plataforma, o depósito do FGTS sofrerá alteração na data. Os valores que, antes, eram depositados no dia 7 de cada mês, agora, serão recolhidos todo dia 20. A mudança passa a valer a partir de abril/2024, uma vez que o processamento dos valores pagos tornou-se mais célere com o pagamento feito via Pix.

Outra alteração importante é que a identificação dos profissionais não será mais feita por meio do Programa de Integração Social (PIS) ou do Número de Identificação do Trabalhador (NIT), mas pelo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do(a) colaborador(a).  Trata-se de uma evolução que torna o processo mais transparente para os profissionais, tendo em vista que a base de dados passa a ser enviada pelo eSocial.

Baixe o app FGTS e acompanhe seu benefício

A digitalização do processamento do benefício também chegou às mãos dos trabalhadores. Como agora o saque do FGTS também é 100% digital para todas as modalidades previstas em lei, é fundamental que todo colaborador faça o download do app FGTS e se cadastre na plataforma.

Afinal de contas, é por meio dele que todos os assuntos relacionados ao fundo de garantia poderão ser resolvidos, tais como solicitar saques (de acordo com as condições indicadas no aplicativo), podendo escolher uma conta de qualquer banco para receber o crédito, fazer upload de documentos, acompanhar as etapas do processo e muito mais.

Para baixá-lo de forma gratuita, basta acessar a Play Store ou a Apple Store e seguir o passo a passo:

1 – Instale o aplicativo e selecione a opção “Cadastre-se”.

2 – Preencha todos os dados solicitados (CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail) e cadastre uma senha de acesso.

3 – Lembre-se de que a senha deve ser numérica, com seis dígitos. Para quem já usava o app, é possível repetir o mesmo número de senha usado antes.

4 – Após incluir seus dados, clique no botão “Não sou um robô”.

5 – Você receberá um e-mail de confirmação no endereço de e-mail informado no cadastro. Acesse-o e clique no link enviado.

6 – Abra o app novamente e informe seu CPF e a senha cadastrada. Após o login, aparecerão algumas perguntas adicionais sobre a sua vida funcional.

7 – Após responder às perguntas, leia e aceite as condições de uso do aplicativo, clicando em concordar.

8 – Pronto, agora você já pode usar o app FGTS.

5+

2 Comentários

Deixe um comentário sobre a sua matéria

);