Criados em 2022, os Grupos de Afinidade da Coca-Cola FEMSA têm o objetivo de unir pessoas com diversas características para promover uma cultura mais diversa, colaborativa e inclusiva.

Os Grupos de Afinidade também servem de ponte para aproximar colaboradores(as) KOF em torno de pautas universais e fundamentais para todos(as) as pessoas que convivem em sociedade, dando um chega pra lá no preconceito!

Lugar para ser quem você é!

Nossos grupos são ambientes seguros para que as pessoas possam ser quem são, compartilhando experiências, identificando e discutindo demandas de KOF BR.

Mais do que isso, os Grupos de Afinidade são locais em que qualquer pessoa pode apoiar e incentivar a aplicação do nosso Código de Ética e Valores da Diversidade Humana. 

Só assim, juntos(as), poderemos seguir gerando transformações positivas na nossa cultura organizacional.

Participe!

Atualmente, na KOF BR temos grupos de:

  • Equidade de Gênero 
  • Raça e Etnia
  • LGBTQIA+ 
  • Pessoa com Deficiência

Participe do grupo com o qual você mais se identifica ou mesmo naquele em que sente que pode aprender e contribuir. As inscrições estão abertas até 1/12. Basta clicar aqui.

Requisitos para participar:

  • Qualquer colaborador(a) que represente um desses grupos ou aliados (qualquer pessoa que se identifique e possa contribuir com um dos temas);
  • Ter disponibilidade para participar de uma reunião mensal, com duração de até uma hora e meia;
  • As vagas são limitadas e serão contempladas pessoas de diferentes áreas, funções e localidades.

Veja o depoimento de quem lidera nossos Grupos de Afinidade e inspire-se!

 

Rita de Cassia Correia Lopes, Analista de Recursos Humanos Plena, está na KOF há três anos e oito meses. Atualmente, ela é líder do Grupo de Pessoas com Deficiência.

Para Rita, os Grupos de Afinidade estreitam a relação entre as áreas e ajudam no aprendizado e no conhecimento das demandas para a busca de alternativas. Inclusive, foi ela quem sugeriu à companhia a isenção de coparticipação nos planos de saúde para colaboradores(as) com deficiência. “Quando a pessoa percebe que há preocupação com o seu bem-estar e suas reais necessidades, fica muito mais agradável estar nesse ambiente.”

É por ações como essa que Rita incentiva todas as pessoas a participarem dessa iniciativa. “Acredito que os grupos vão crescer juntamente com a empresa. E vai chegar o momento em que a inclusão e a diversidade serão extremamente naturais para todos”, conclui.

 

Ricardo Brito, Analista de Marketing Sênior, está na KOF há um ano e oito meses e é o líder do Grupo de Raça e Etnia.

Ele acredita que os Grupos de Afinidade são importantes, pois eles atuam em prol da equidade. Para Ricardo, ver “os espaços mais coloridos e inclusivos” oferece a oportunidade para que o(a) colaborador(a) possa ser ele(a) mesmo(a) e se conectar verdadeiramente com as pessoas.

Ricardo é do time que defende a participação de mais pessoas nos grupos, pois as trocas e aprendizados se expandem para além da empresa, impactando positivamente as famílias dos(as) envolvidos(as) e a sociedade como um todo. “Quanto mais colaboradores fizerem parte dos grupos, mais chances teremos de construir espaços seguros e humanos para todos.”

Sob a batuta de Ricardo, o Grupo de Raça e Etnia KOFBR se transformou num aquilombamento, ou seja, espaço seguro e de acolhimento para pessoas pretas. Mas a iniciativa mais especial para Ricardo é o Ubuntu, Programa de aceleração de carreira para pessoas negras. “A sensibilidade humana, o cuidado e o capricho neste programa estão sem igual! Aquece nossos corações a empresa ter iniciativas como essas, que nos potencializam e nos desenvolvem”, completa.

 

Catiara de Oliveira Martins, Gerente de Processos Críticos, tem oito anos de KOF e lidera o Grupo de Equidade de Gênero.

Na opinião dela, os Grupos de Afinidade são fundamentais, pois garantem o compartilhamento de informações entre as áreas, oferecendo acolhimento aos(às) colaboradores(as) que precisam se expressar e pedir apoio, e o melhor de tudo: ajudam a companhia a avançar na jornada de evolução cultural.

Catiara acredita que a participação de mais colaboradores(as) nos Grupos de Afinidade torna o ambiente da KOF cada vez mais rico de informações, a fim de trabalhar questões e crenças de forma mais ágil e abrangente para todos os setores.

Por isso, ela deixa um recado para outros(as) colaboradores(as): “A empresa está criando espaços para debate, construção e acolhimento das temáticas de Diversidade, Equidade e Inclusão, como Equidade de Gênero, Raça, LGBTQIA+. Com a participação de várias opiniões e experiência, tornamos essa jornada mais participativa, ágil e aderente. Venha fazer parte dessa evolução!”.

0

Deixe um comentário sobre a sua matéria

);