Com iniciativas estratégicas e o engajamento de mais de 1200 líderes, nossos diretores reforçam as atuações nas frentes de Qualidade, Segurança e Meio Ambiente

Para nós, QSE (Qualidade, Segurança e Meio Ambiente) é um valor que praticamos diariamente e, para fortalecer ainda mais esses temas na empresa, contamos com o apoio da nossa liderança, que segue um plano exclusivo e robusto. 

Compartilhamos com você, em primeiríssima mão, as principais iniciativas que nossos diretores e a liderança têm realizado!

QSE sob a perspectiva da liderança

Para entender em que ponto estávamos em termos de cultura QSE e como deveríamos evoluir, foi criado, no começo do ano passado, um grupo estratégico com gerentes e diretores — entre eles Adalberto Fofan, Diretor Comercial; Cristiane Yamamoto, Diretora de RH e Mario Schafaschek, Diretor de Supply Chain, como Comitê Diretivo. 

O grupo deu início à  implementação de diversas ações para reforçar os temas de QSE. Uma dessas iniciativas foi a realização de visitas em seis unidades da empresa, destacando a importância da prática de QSE em cada operação.  

Durante esse processo, a equipe também aplicou uma pesquisa que obteve quase 5000 respostas, além de realizar 15 sessões de trabalho e promover 11 “momentos QSE”. 

Além disso, o grupo identificou fatores importantes para a transformação do negócio, como elementos de influência, crenças limitantes, momentos críticos e os comportamentos de excelência na liderança. Tudo isso foi feito com base na filosofia HOP (Human and Organizational Performance) e nos Princípios KOF para o alinhamento da visão de futuro para QSE, composta por cinco direcionadores

  1. Tornar QSE um tema estratégico e considerá-lo em todas as tomadas de decisões;
  2. Foco no conhecimento e em indicadores proativos para antecipar riscos;
  3. QSE como responsabilidade de todos, sem exceção;
  4. Incentivo da cultura de prevenção, de reporte de incidentes e aprendizado;
  5. Desconforto saudável com os resultados em Qualidade, Segurança e Meio Ambiente para estarmos sempre buscando a melhoria continuamente. 

Avanços em 2024

Neste ano, que marca a segunda fase do projeto, foram realizados diversos workshops com mais de 1200 líderes de todos os níveis da KOF BR. As agendas focaram no aprofundamento dos temas de QSE, fortalecendo o engajamento dos líderes e reforçando que fazer a coisa certa é uma responsabilidade de todos. 

Um marco importante foi a realização de dois sprints (período utilizado para a conclusão de uma parte de um projeto). No primeiro, foi abordada a “Comunicação com Propósito”, que contou com uma live podcast sobre transformação cultural e de liderança em QSE, apresentada por Cristiane Yamamoto, Adalberto Fofan e Mario Schafaschek. Dos participantes, 75% relataram que a sessão melhorou a percepção sobre transformação cultural como uma prioridade no nosso negócio, além de se sentirem mais motivados a atuar nessa transformação dentro da empresa. 

O segundo sprint abordou a “Não Normalização de Riscos”, reforçando a importância de não aceitar riscos como parte do dia a dia como, por exemplo, atravessar fora da faixa de indicação para pedestre, realizar manobras de ré sem assistência, não respeitar a distância mínima de empilhadeiras em operação, intervir equipamentos sem os bloqueios de energia necessários, subir ou descer escadas usando o celular ou sem segurar o corrimão. Já o terceiro sprint acontece neste mês. 

“Estamos muito orgulhosos com a evolução deste projeto, que está alinhado com os corredores estratégicos da companhia e os Princípios KOF. Desde o início, tivemos o apoio genuíno da alta liderança, assessoria especializada e a colaboração de lideranças táticas de diversas áreas da KOF. Hoje, o tema QSE não é apenas uma questão operacional, mas um tema estratégico para o negócio”, comentou Felipe Pinheiro, Gerente de QSE. 

“A metodologia que estamos utilizando é moderna e busca reforçar o uso prático de ferramentas já existentes, fortalecendo a presença em campo, a observação e a segurança psicológica. Conceitos da filosofia HOP, co-criação, novas abordagens de segurança e tecnologia digital estão totalmente integrados ao processo de transformação. Isso nos dá a confiança de que estamos no caminho certo, especialmente após o reconhecimento da alta liderança da The Coca-Cola Company, que nos considerou o melhor projeto de evolução cultural em QSE já visto no sistema. Contamos com o comprometimento de todos os líderes para serem protagonistas desta mudança, promovendo a evolução cultural em QSE e a liderança integral”, concluiu o Gerente. 

É muita coisa até agora, não é mesmo? E não para por aí! Em 2025, novas iniciativas estão por vir. Contamos com você nessa jornada de transformação!

4+

Deixe um comentário sobre a sua matéria

);