Cuidados adicionais durante o período eleitoral são essenciais para nos mantermos dentro do esperado, tanto como companhia, quanto pela lei.
Seguindo com a série de orientações a respeito das ações esperadas dos colaboradores da Coca-Cola FEMSA Brasil durante o período eleitoral de 2022, seguem alguns cuidados adicionais:
- Visitas de candidatos em nossas unidades não serão permitidas.
- Evite a participação de candidatos em inaugurações de obras ou eventos, pois isto poderá ser enquadrado como infração eleitoral. Deve haver a descaracterização de qualquer ato ou publicidade que remete à campanha eleitoral do candidato, caso este participe de qualquer evento, para não desvincular do propósito principal. Em caso de dúvidas, evite.
- Não utilize marcas, slogans ou qualquer tipo de produto que identifique candidatos. Além disso, evite a realização de pronunciamentos em favor de candidatos, com ou sem o consentimento ou anuência prévia deles. Isso poderá se caracterizar como propaganda eleitoral antecipada ou ensejar representação por conduta vedada.
- Evite promover debates e encontros políticos com outros funcionários. Isto poderia configurar uma infração eleitoral. A distribuição de material de campanha, palanque e eventos com candidatos únicos estão proibidos.
- Doar produtos para eventos com participação de candidatos é proibido. O STF proibiu qualquer tipo de contribuição empresarial, monetária ou não.
Quando nos atentamos a todos os detalhes, evitamos problemas. Faça sua parte!
1+