Há quase três décadas influenciando mudanças

 

“Os tempos mudam”. Essa pode parecer uma máxima óbvia e que não diz muita coisa. Acontece que mudar não significa apenas que os anos estão passando. Mudança também pode ser sinônimo de renovação, inovação, melhorias e de mais oportunidades para quem antes não tinha.

 

A nossa convidada de hoje representa muito bem a mudança dos tempos e como os cenários podem ser diferentes com o passar dos anos. Estamos falando da Cristiane Araújo, que atua como vendedora na unidade de Jurubatuba.

 

Abrindo portas

Já são quase três décadas de Coca-Cola FEMSA, exatos 28 anos.

Uma mudança é clara desde o primeiro dia de trabalho da Cristiane aos dias de hoje: a questão de gênero. “Entrei na empresa quando surgiu o cargo de vendedora e naquela época só existiam homens”.

Ao iniciar sua trajetória profissional na empresa, a vendedora não só traçava um novo destino para a sua vida, mas também para a história da companhia. De pouquinho em pouquinho, mulheres como ela passaram a ocupar mais cargos. “Quando entrei, éramos um projeto de quatro vendedoras e tínhamos seis meses para mostrar resultado. Deu tão certo que conseguimos abrir as portas para outras vendedoras”.

E como é bom esse abrir de portas, não?

Metas, foco e objetivos

Toda trajetória longa é marcada por altos e baixos. As dificuldades fazem parte da vida e cada pessoa cria sua maneira de lidar com elas. Para Cristiane, uma das questões mais fundamentais sempre foi o equilíbrio entre trabalho, família e vida pessoal. Sobre isso, ela comenta: “É difícil, mas como toda mulher, sei driblar as dificuldades que aparecerem. O segredo é saber dividir o seu tempo e assim se sentir realizada”.

 

Os desafios não param por aí. Outro fator relevante na sua vida profissional é em relação ao que ela representa na empresa. Sobre enfrentar desafios, a vendedora afirma: “Desafios? Todos os dias! Por ser vendedora, mulher, a mais velha em um grupo de 70 vendedores em que a maior parte é homem. Sou sempre referência”.

 

E qual o segredo do sucesso? A colaboradora acredita ter alguns diferenciais profissionais que a ajudaram durante a sua caminhada na companhia. Sobre isso, ela pondera: “Tenho metas, foco e objetivos. Estou em constante atenção para ver e suprir as necessidades do meu cliente”.

 

Empresas e mudanças

O que é parte fundamental de toda mudança que envolva o mercado de trabalho para as mulheres é o papel das empresas. A Coca-Cola FEMSA deseja fazer parte da mudança que proporciona mais oportunidades e reconhecimentos para tantas profissionais capacitadas Brasil afora.

 

Sobre os movimentos que a KOFBR vem fazendo para a transformação feminina, Cristiane comenta: “A empresa, de uns anos para cá, vem em constante mudança e crescimento. Hoje, somos observadas constantemente pelo nosso desempenho e valorizadas com plano de carreira”.

 

Ótimos conselhos

Como a própria colaboradora comentou, a sua entrada na companhia há 28 anos também serviu para abrir portas a outras profissionais. A maior presença das mulheres nas empresas é fundamental para um mercado mais igualitário. Sobre o que esperar da mulher no ambiente profissional nos próximos anos, ela comenta: “Espero constante crescimento. Estamos nos inovando cada vez mais”.

 

Tanta experiência profissional pode gerar ótimos conselhos! E Cristiane tem o que dizer a outras mulheres e suas carreiras: “Acho importante ter respeito pelos colegas de trabalho, amor pelo que faz e dedicação para provar para si mesma que é capaz”.

 

E você, já provou para si mesma que é capaz?

Se você conhece outras mulheres transformadoras, indique para nós enviando um e-mail para diversidade@kof.com.mx.

2+

3 Comentários

  • Cassia Padilha disse:

    Como não comentar sobre esta pessoa tão especial e guerreira. Fiz parte por 8 anos na coca-cola Femsa junto desta pessoa linda, pois a partir do dia que me colocaram para ir para a rua,foi ela que estava comigo!! Daí cresceu uma linda amizade ou melhor uma irmã, amiga, companheira e a melhor no que faz
    Ela terá sempre o meu respeito e admiração!!!

    0
  • Rodrigo Araújo de Souza disse:

    Cristiane é uma excelente profissional!!
    Fiz parte do grupo Femsa por 7 e foi a Cris que me ensinou tudo, des de os primeiros dias já me fez amar a empresa e vestir vestir camisa, fui para um novo desafio a mais de 10 anos e até hj visto esta camisa e ate dica bravo com geladeira invadida… rs Cris vc merece o melhor da empresa… S2

    0
  • Donisete Jesus da Silva disse:

    Eu sou CIPA vou ajudar mais pessoas

    0

Deixe um comentário sobre a sua matéria

);