Veja como suas sensações e emoções afetam diretamente seu corpo.

Durante a vida, aprendemos a nos comportar socialmente e a controlar as emoções, por muitas vezes até suprimindo-as. Os efeitos dessas supressões de emoção, às vezes,  podem ser sentidos, literalmente, na pele. 

Cada emoção desperta uma cadeia de informações cerebrais e pode dispensar em nossos organismos vários hormônios que causam reações diversas. Essa é a transição entre emoção e sentimento. 

Emoção x Reação

Vamos usar como exemplo a ansiedade. É uma emoção que gera no corpo uma resposta de alerta, que nos prepara para a proteção interna e externa, e pode causar fadiga e tensão. 

Quando suprimimos essa emoção por muito tempo, há um prejuízo das funções físicas e mentais, pois nosso corpo entende que vive sob pressão constante. 

 

Sinais do corpo

O nosso corpo sabe nos avisar quando algo não está bem. Estudos apontam que muitos problemas relacionados à saúde física têm como origem a falta de atenção com a saúde mental. Suprimir as emoções e sentimentos pode, em muitos casos, piorar os sintomas como dores, estresse e, até mesmo, gerar doenças mais sérias. 

 

Como melhorar a qualidade de vida?

O autoconhecimento é o principal fator para saber como lidar com as situações diárias, mas só chegamos a esse ponto com auxílio de profissionais capacitados e, nos casos mais graves, do uso de medicação e outros recursos de apoio.

O importante é levar a saúde emocional e mental a sério, buscando sempre ajuda de pessoas capacitadas para te orientar.

0

Um comentário

Deixe um comentário sobre a sua matéria

);