Participe do Desafio Bora Mover e engaje-se na luta antirracista ao lado da KOF BR

Celebrado no dia 21 de março, o Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial tem como objetivo reconhecer a batalha e as conquistas de direitos sociais para todas as raças. 

Apesar da data, vale lembrar que devemos lutar diariamente contra a discriminação racial. A discriminação racial dificulta o acesso dessas pessoas ao mercado de trabalho, aos serviços de saúde e, consequentemente, às condições dignas de vida.  

Na KOF BR, o preconceito racial é carta fora do baralho, pois entendemos que todas as pessoas devem ter direitos e oportunidades iguais. Diariamente, intensificamos nossos esforços para a construção de uma sociedade mais inclusiva e justa, de modo a não perpetuar, dentro e fora da companhia, qualquer tipo de discriminação racial e as desigualdades decorrentes desse mal. 

Nós, da Coca-Cola FEMSA, fazemos parte da coalizão de 50 empresas do Movimento Pela Equidade Racial, o Mover, que deseja ser uma agente de mudanças na luta por um ambiente profissional mais justo e equitativo, por meio da união de esforços. 

Atuando ativamente na luta antirracista, convidamos todos os nossos colaboradores a participar do Desafio Bora Mover. A partir de cinco jornadas – o povo preto faz a história; todo mundo junto por uma sociedade antirracista; uma viagem pela história; racismo vai muito além do que você pensa; e mobilização antirracista –, você aprende e reflete sobre os efeitos da discriminação racial na nossa sociedade.  

Acesse a página e destrave cada jornada para garantir seu certificado do Bora Mover! 

Discriminação racial é crime 

No Brasil, a luta contra a discriminação racial está na Constituição Federal, ou seja, o crime de racismo é inafiançável e imprescritível. Outro avanço importante é a Lei no 11.645, que tornou obrigatório o estudo da história e cultura indígena e afro-brasileira nas escolas.  

Mesmo com toda a legislação criminalizando o preconceito racial, o racismo exige mais políticas de inclusão e, claro, ações efetivas de educação. 

Para nunca esquecer 

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial relembra o Massacre de Sharpeville, ocorrido na África do Sul em 21 de março de 1966.  

Nessa data, 20 mil pessoas negras, em meio ao apartheid, protestavam pacificamente contra a instituição da Lei do Passe, medida que previa a obrigatoriedade de negros portarem cartões de identificação dos locais aonde eles poderiam ir.  

Mesmo sem incidentes de violência, as tropas do exército sul-africano atiraram contra os manifestantes. Resultado: 186 pessoas ficaram feridas e 69 pessoas morreram. 

 É por essa razão que a data é um convite à reflexão sobre as desigualdades enfrentadas pela população negra. 

Confira abaixo algumas dicas de conteúdos para ajudá-lo(a) na luta antirracista:

FEMSA_KOFNews_18-03_DiaInterDiscrimRacial_01_Card03

Image 2 of 8

2+

2 Comentários

Deixe um comentário sobre a sua matéria

);