Este mês é marcado por um grande movimento de mobilização de luta contra a Aids, o Dezembro Vermelho.
A Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é causada pelo vírus HIV, que ataca as células de defesa do corpo humano, deixando o organismo vulnerável a doenças e infecções.
No Brasil, em 2015, 15 mil pessoas morreram em decorrência do vírus HIV de acordo com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS). Além disso, houve um aumento de 18,5% no número de pessoas que vivem com a doença no país, em apenas 5 anos.
O vírus HIV está presente no sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno.
Sintomas
Os sintomas iniciais da Aids podem ser confundidos com um mal-estar passageiro ou, quando mais intensos, podem aparentar uma virose.
Proteja-se!
A camisinha, além de proteger contra a Aids, também previne outras doenças sexualmente transmissíveis, como os tipos de hepatite e a sífilis. O preservativo está disponível, gratuitamente, na rede pública de saúde.
Os exames para detectar o vírus HIV podem ser feitos em Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) e em alguns hospitais.
O que é PEP?
Você sabia que a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) é um tratamento com terapia antirretroviral (TARV), administrado por 28 dias, para evitar a sobrevivência e a multiplicação do HIV no organismo de uma pessoa. Ela é indicada em casos de:
- Relação sexual desprotegida (sem o uso ou com o rompimento da camisinha)
- Acidente ocupacional (com instrumentos perfuro cortantes ou contato direto com material biológico)
- Violência sexual
Fonte: seguros.sompo.com.br