Nossa comunidade

De olho no impacto social, KOBFR capacita ONGs

By 10 de julho de 2018janeiro 21st, 2020Nenhum comentário

ONGsOs cursos oferecidos pelo projeto Criar, Captar e Transformar, de capacitação para organizações não governamentais, chegaram ao fim na última quinta-feira, 5 de julho. Realizados nas unidades de Marília (SP), Maringá (PR), Sumaré (SP), Jundiaí (SP), Porto Alegre (RS) e Itabirito (MG), eles incentivaram o pensamento estratégico e o valor colaborativo dentro dessas ONGs, ajudando-as a elaborar projetos estruturados e inovadores.

A KOFBR enxerga a importância dessa iniciativa para gerar impacto social nas localidades onde atua, qualificando as organizações sociais, que, por sua vez, geram valores compartilhados nas comunidades. Os participantes receberam dicas sobre captação de recursos e prestação de contas.

“É um curso muito rico, com conteúdo bem interessante, dinâmicas muito proveitosas e deixou aquele gostinho de quero mais. As ONGs carecem muito dessa capacitação, então, pedimos que vocês retornem”, garantiu uma das participantes, Nayara de Fátima Mazini Ferrari, da Associação Anjos Guerreiros, de Marília.

Balanço do curso

Foram dois dias de curso em cada cidade.

✓ Três parceiros atuaram ao lado da KOFBR:
✓ Instituto Ekloos, em Maringá, Marília, Jundiaí e Sumaré
✓ Parceiros Voluntários, em Porto Alegre
✓ Fundação Dom Cabral, em Itabirito

Na prática:
✓ Itabirito contou com 56 participantes de 30 instituições
✓ Maringá com 47 participantes de 32 instituições
✓ Marília com 62 participantes de 43 instituições
✓ Porto Alegre com 44 participantes de 35 instituições
✓ Jundiaí com 70 participantes de 55 instituições
✓ Sumaré com 64 participantes e 50 instituições

O curso ofereceu um certificado para todos que fizeram a capacitação.

 

Quem foi garante: vale a pena!

“A capacitação contribui muito para as ONGs, que fazem esse trabalho tão importante para a sociedade, mas, muitas vezes, não têm esse recurso que permite exercer as suas atividades de forma profissional. A Coca-Cola FEMSA Brasil acertou em cheio quando trouxe esse curso para as entidades, pois quem tem a ganhar é a comunidade ao receber serviços mais bem estruturados”

Levi Henrique Magron Carrion, da Associação Marilense de Esportes Inclusivos

“Foram dois dias de intenso conhecimento, com muito aprendizado. Serviu para mostrar o que temos realizado ­– de certa forma, de um jeito amador – pois, sem conhecimento, o que acabamos fazendo é apagar incêndios. A partir desse curso, começamos a ter novas ideias para criar os nossos projetos de maneira transformadora”

Claudia Pereira, da PAIM

“Esse curso foi de grande valia na minha vida, tanto profissional quanto pessoal. Ele mostrou as formas de captação de recursos, que é o que mais dificulta o nosso trabalho, com relação a pedidos de doação, pedidos de valores… Só tenho a agradecer a oportunidade”

Ivana Jaqueline de Jesus Silva, do INDESC

Impacto futuro

A ideia é que, com a finalização do curso, as organizações que participaram dos encontros, juntamente com outras, possam inscrever projetos no edital nacional “Ideias para um mundo melhor”, a ser lançado, em breve, pela KOFBR. Ele irá englobar as seis cidades que contaram com o curso e buscará temas alinhados à estratégia de sustentabilidade – meio ambiente com foco em água e resíduos, desenvolvimento comunitário e estilo de vida saudável ­– para obter um aporte financeiro a ser repassado até o fim do ano.

0

Deixe um comentário sobre a sua matéria

);