Todo início de ano, é a mesma história. Nós somos bombardeados por aqueles gastos inevitáveis e, quando percebemos, já estamos no “vermelho”.
Para evitar entrar nesse ciclo vicioso e garantir um ano com as finanças no “azul”, confira algumas dicas:
IPVA
Quando o desconto for superior a 8%, pague à vista. Contudo, é desaconselhável contrair uma dívida para pagar o valor inteiro, mesmo se o desconto for alto.
IPTU
Os descontos podem chegar a 10% na parcela única. Aproveitar esse benefício evita os juros e não compromete o seu salário nos meses seguintes.
Cartões de crédito
Sempre efetue o pagamento total da fatura. Parcelar é uma péssima escolha. Os juros são muito altos e isso é pior que ficar no vermelho. Coloque essa conta como prioridade.
Material escolar
A pesquisa de preços é fundamental, já que existem diferenças de até 100% de uma loja para outra. Informação sustentável: reaproveite materiais, e ensine um pouco do assunto ao seu filho.
Mais algumas sugestões!
- Saiba quanto você ganha por mês (aquele valor líquido que entra na sua conta);
- Liste todos os seus gastos (desde o café após o almoço até despesas mais altas com aluguel, escola das crianças etc.);
- Enumere todas as suas dívidas em um papel e se comprometa a pagá-las até um determinado prazo;
- Converse com a família sobre planejamento financeiro, para que todos se envolvam em manter um orçamento doméstico saudável;
- Programe-se para gastos inesperados;
- Analise quais gastos você pode diminuir ou cortar para manter as finanças equilibradas.