WhatsApp é a nossa principal ferramenta para falar com amigos, familiares e resolver assuntos de trabalho. Praticamente é muito difícil viver nos dias atuais sem contar com o aplicativo e consultar a quase todo momento se há novas mensagens. Mas, assim como grande parte das tecnologias inovadoras, acaba sendo utilizada também com propósitos negativos.
Existem quadrilhas que utilizam o Whatsapp para aplicação de golpes que visam extorquir a vítima.
Como funciona?
Para que consigam executar a fraude, as quadrilhas precisam clonar o chip de celular da vítima. Para isso, compram um novo chip e solicitam a recuperação dos dados do número escolhido, que precisa estar configurado para realizar backups dos contatos e até mesmo das conversas.
Após o resgate desses dados, a quadrilha passa a enviar mensagens para os contatos passando-se por algum parente, amigo ou conhecido e pedindo para que seja transferida uma certa quantia de dinheiro para atender alguma urgência como, por exemplo, a necessidade de pagar uma diária de hotel por estar sem limite no banco.
No intuito de auxiliar a pessoa querida, a vítima realiza imediatamente a transferência e acaba descobrindo posteriormente que o dinheiro foi transferido/depositado para um terceiro (envolvido no golpe)
Como evitar?
Existem algumas maneiras de evitar o golpe. Siga as dicas a seguir e blinde-se contra esse tipo de ação.
1 – Habilite a “verificação em duas etapas” no seu aplicativo. Com isso, para instalar o WhatsApp, o golpista precisará da senha PIN;
2 – Não clique em links desconhecidos;
3 – Fique atento com mensagens e ou anúncios que envolvam transações financeiras. Antes de qualquer coisa, verifique a veracidade e origem das informações;
4 – Observe se o aplicativo para de funcionar repentinamente ou se suas mensagens anteriores sumiram dos históricos. Se isso acontecer, reinstale o App;
5 – Evite fazer backup dos contatos através do App.
Agora que você já conhece o funcionamento do golpe e as formas de evitá-lo, é hora de ficar de olhos abertos e informar a seus conhecidos sobre o assunto. Quando mais gente souber como evitar, menos golpes terão sucesso.