Confira como avaliar os itens que mais pesam em seu orçamento.
O momento que vivemos é uma ótima oportunidade, se você ainda não o fez, para identificar quais os gastos que pesam em seu orçamento e pensar em como reduzi-los ou até cortá-los de vez.
Veja alguns gastos que pesam em seu orçamento e faça uma análise, de cada um, com paciência e objetividade.
Tarifas bancárias
Analise as taxas bancárias que você paga. Muitas pessoas não se atentam a elas, mas acabam se surpreendendo em como estes gastos pesam no orçamento.
Solicite ao seu banco um pacote de serviços sem custos (pacote Bacen) ou avalie a possibilidade de mudança para uma conta corrente gratuita, como as oferecidas por alguns bancos digitais.
Pacote do celular
Verifique em seu pacote de celular tudo o que você paga e o que realmente utiliza. Se comprovar que está pagando por serviços que não precisa, busque um pacote mais barato ou mais assertivo ao seu perfil de consumo.
Tome cuidado para não escolher um plano de valor muito baixo e com poucos serviços. Nesse caso, o barato pode sair caro com a necessidade de serviços adicionais.
Tv a cabo
Se você utiliza esse serviço, a primeira pergunta é se, realmente, o seu uso compensa o gasto. Há soluções alternativas,, como os serviços de streaming, que oferecem muitas opções de séries e filmes, mas com valor que pode ser até 10 vezes menor do que o da TV a cabo.
Despesas com livros físicos
É possível reduzir as despesas com a compra de livros. Uma opção são os livros virtuais, que costumam custar bem menos. Você pode, ainda, recorrer aos sebos, que, geralmente, oferecem preços menores do que o cobrado pelas livrarias.
Use essas dicas e garanta que seu orçamento fique em dia mesmo nos momentos difíceis.