Relembre alguns conceitos sobre racismo e continue espalhando respeito!

No dia 20 de novembro, celebramos no Brasil o Dia da Consciência Negra, data extremamente importante para reconhecer e valorizar a luta das pessoas negras (pessoas que se declaram pretas ou pardas), a cultura negra brasileira e suas contribuições para a constituição de nossa sociedade. Além de homenagear as culturas e lutas da população negra, reforça a importância de a sociedade como um todo refletir e agir para combater o racismo, sobretudo o racismo estrutural no país.

Diante disso, separamos alguns temas essenciais sobre o assunto para compartilhar com você!

Para começar, vamos relembrar qual a definição de racismo.

O que é racismo?

Racismo é um tipo de preconceito e discriminação que tem como base a cor da pele ou origem étnica de uma pessoa.

O que é racismo estrutural

Trata-se de um conjunto de práticas, hábitos, situações e falas embutidos em nossos costumes e que promovem, direta ou indiretamente, a segregação ou o preconceito racial.

Importante destacar que racismo no Brasil é crime inafiançável que não prescreve, ou seja, a pessoa que cometeu racismo pode ser condenada ainda que anos após o crime.

Veja mais sobre “Racismo” clicando aqui.

Existe racismo reverso?

Não. O racismo reverso seria a ideia de um suposto racismo de pessoas negras contra pessoas brancas ou, ainda, a ideia de que pessoas negras usufruem de privilégios em relação à população branca. Isso não existe. Esse tipo de pensamento equivocado pode surgir diante de ações afirmativas como as cotas raciais, que reservam vagas às pessoas negras no acesso a universidades ou a determinadas oportunidades de emprego, por exemplo.
 
Ações Afirmativas não são uma forma de preconceito contra pessoas brancas ou um privilégio da população negra, mas uma reparação histórica, por conta de três séculos de escravidão, e um dos caminhos para que pessoas negras tenham mais acesso às universidades e, consequentemente, ao mercado de trabalho e cargos de liderança.

Outros tipos de racismo

Racismo individual: como o nome sugere, se manifesta por meio de atitudes racistas individuais, baseadas em comentários relacionados a estereótipos, insultos e à rejeição a uma pessoa por conta de sua cor.
Racismo institucional: se mostra por meio de instituições, seja uma empresa, associação ou instituição pública. Pode ocorrer com a não prestação de um serviço a uma pessoa por conta de sua cor ou ainda através de normas e comportamentos racistas no cotidiano de um trabalho.

Vamos falar sobre isso e muito mais?

Discutir esse assunto com certeza é uma das formas de combatê-lo. Por isso, além das inúmeras ações já realizadas, teremos uma palestra, cujo objetivo é conscientizar de que a sociedade não acontece da porta para fora das empresas, e a inclusão de pessoas diversas se faz necessária em um país estruturado socialmente e institucionalmente pelo racismo.

De uma forma leve, segura, intimista e didática, vamos falar também sobre formas de combatê-lo, dicas de falas e atitudes e dados interseccionais.

Anote na agenda:

Dia: 18/11.
Horário: 16h às 17h30.
Local: Teams.

Nossa diversidade também está em nossas ações.

1+

Deixe um comentário sobre a sua matéria

);