Evento mostrou resultados, abordou a transformação digital que vem acontecendo na Coca-Cola FEMSA e trouxe depoimentos importantes
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Em 14 de maio, foi realizado o segundo All Hands Meeting de 2021, focando no caminho que estamos percorrendo rumo à nossa transformação digital e o que é necessário para desenvolver uma cultura ágil e colaborativa.
Confira os resultados do 1º trimestre de 2021
Vendas: os volumes aumentaram 0,9% em relação ao ano anterior, impulsionados principalmente por Brasil, Colômbia, Argentina e Guatemala. Receita total + 5,4%.
ROIC: para o 1Q o crescimento atingiu 11,1%.
Rentabilidade: eficiências de custos e despesas, juntamente com nossas estratégias de cobertura de matéria-prima, ajudaram nossa margem EBITDA a se consolidar em 19,7%.
Fluxo de caixa: temos um fluxo de caixa saudável. Nas atividades operacionais (EBITDA) foi de + 3,2% vs AA.
“Parabéns a todos, pois continuamos crescendo como reflexo de nossa consistência estratégica”, afirmou Constantino Spas, Diretor Corporativo de Finanças. John Santa María Otazua, nosso CEO, ainda complementou: “Os resultados financeiros continuam a superar os anos anteriores em vários aspectos com excelente posicionamento”.
A prevenção de riscos é responsabilidade de todos
Alguns projetos e iniciativas garantem que todos se envolvam e apoiem a prevenção de riscos:
Programa Integrar: viva nossa cultura de integridade para fortalecer nossa cultura colaborativa. Conheça mais em MyKOF!
Valor KFS: à medida que escalamos, conectamos toda a empresa de maneira transversal.
Chamado ZBB: é uma mudança cultural para gerenciar o negócio e controlar despesas e custos.
Ser ágil é uma necessidade
“A transformação digital é um meio que atende à KOF, tornando-se a plataforma digital que desejamos; todos nós temos um papel a cumprir.”, Jávier Sanchez.
Para concentrar nossos esforços, estamos implementando a metodologia AGILE por meio de melhorias contínuas:
- OMO: Online se mescla com o Offline
- Tendências de consumo doméstico
- Novas fontes de renda
Usamos um ecossistema para alcançar nossos clientes, através de WhatsApp, URL, aplicativos, Hand Held, roteamento dinâmico, rota doméstica e pagamentos digitais.
Painel Transformação Digital
Hoje a tecnologia é uma ferramenta que ajuda a nos adaptarmos mais rapidamente ao meio no qual se encontra o nosso consumidor.
Veja algumas aspas dos nossos executivos sobre o tema:
“Vivemos em um ambiente em mudança, devemos nos adaptar rapidamente. Na KOF, estamos trabalhando em um plano de fabricação para uma linha retornável e rotas para casa.”
Fabricio Ponce, Diretor Div. México
“Devemos abraçar a tecnologia como usuários, tudo está unido. Isso se torna a nossa alavanca para a transformação.”
Ignacio Echevarría, Diretor Agenda Digital
“O conhecimento profundo de nossos consumidores é essencial porque sua tomada de decisão muda. Ao transformar o envolvimento do cliente, junto com a plataforma multicategoria, as funções de linha de frente e de apoio evoluirão.”
Carlos Alfredo González, Diretor Cam. Sul
“Temos a melhor logística e variedade de investimentos em facilitadores para melhorar a produtividade e entrega. Nosso objetivo é ir passo a passo para um canal multicategoria. “
Ian Craig, Diretor Div. Brasil
“Temos um compromisso com o crescimento alavancado, nossas capacidades e aumento do lucro. Refletimos sobre o aumento do tamanho das operações com novas ferramentas de rotas e entrega de pedidos.”
Manuel Felipe, Diretor Supply Chain Div. Brasil
Cultura colaborativa e ágil
A crise fez com que nos adaptássemos e priorizássemos a segurança de nossa gente. Com o nosso sistema de home office, a percepção de proximidade entre líderes, colaboradores e operativos mudou. A pandemia fez com que nos adaptássemos às vantagens e desvantagens encontradas, mas principalmente ao risco pós-pandêmico de não capitalizar a aprendizagem gerada.
Ainda assim, “Somos uma das poucas organizações que tiveram resultados positivos, apesar da pandemia”, como bem aponta Karina Awad, Diretora Corporativa de Recursos Humanos.
Mas não é só isso! Vamos continuar trabalhando em esquemas de colaboração híbrida para obter o melhor da colaboração, presencial e remota. Para isso, devemos reforçar nossos comportamentos:
- Priorizando para gerar valor
- Fazendo as coisas acontecerem, evitando a complexidade
- Buscando melhoria contínua e inovação
- Colaborando para encontrar as melhores soluções e novas formas de gerar valor
- Escutando e dando feedback em tempo hábil
Por fim, as plataformas digitais nos permitem interagir diretamente com os consumidores, devemos acelerar esse processo que envolve esforço e recursos.
Ao utilizar uma metodologia ágil, aceleramos o cumprimento de nossos quatro pilares estratégicos que reforçam nosso compromisso em encontrar a forma mais eficiente e sustentável de colocar a bebida certa nas mãos dos consumidores.
Nossos quatro princípios: Colaboração com clientes; Indivíduos e interações; Soluções; Responder à mudança.
Comportamentos: Adaptação rápida e resiliência; Foco; Transparência de testes e protótipos; Confiança e apoio; Colaboração.